Interpretação de textos 4ºano (adjetivos)

Imagem: Google

Leia a resenha do livro James e o pêssego gigante.

[...] James vai morar com duas tias velhas e horrorosas em uma casa no alto de um morro. Certo dia, em uma árvore seca do jardim, nasce um enorme pêssego, habitado por estranhos insetos tamanho família. Com esses bizarros amigos, James parte para loucas aventuras em uma viagem transatlântica rumo a Nova York a bordo do pêssego gigante.

Editora 34. Catálogo Geral, São Paulo, 2008. p. 44

Responda

1. Esse é um livro de aventura ou de suspense? 

2. Você se interessou pela leitura dele? Por quê? 

3. Copie do texto as palavras que dão características:
Professor, certifique-se de que os alunos conheçam o significado dos adjetivos.
a) às tias
b) à árvore
c) ao pêssego
d) aos insetos

Gabarito 

1. De aventura.

2. Resposta pessoal

3.
a) velhas/horrorosas
b) seca
c) enorme/gigante
d) estranhos/bizarros
e) loucas
f) transatlântica

TEXTO 2

Meu nome é Cachorro. 
Modéstia à parte, sou o bicho mais belo, possante, jeitoso e interessante do jardim inteiro. 
[...] 
Tirando os donos da casa, que sabem trazer ração, sabem acender e apagar a luz, sabem abrir a torneira, sabem levar a gente para passear, sabem fazer cafuné, sabem ficar furiosos, sabem dar vacina e sabem ir embora e voltar, o mais forte, o mais bonito, o mais esperto, talentoso, galante, especial, valente, genial, perigoso, corajoso, musculoso, audaz, intrépido e inteligente por aqui, sou eu mesmo. 

Ricardo Azevedo. Meu nome é Cachorro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999. p.19. 

Responda

1. Para que servem as palavras destacadas no texto?

2. Em sua opinião, faria diferença se o autor tivesse empregado apenas duas ou três características para o cachorro? Por quê?

3. Releia as palavras usadas para dar características ao cachorro. 

forte - bonito - esperto - talentoso - galante -  especial - valente - genial - perigoso - corajoso, -musculoso - audaz - intrépido - inteligente

Imagine que o personagem fosse uma cadela. Registre como você escreveria as palavras listadas acima para descrevê-la.

4. Analise as duas listas. Todas as palavras se modificaram? Dê exemplos que justifiquem a sua resposta.

5. Que letra final têm as palavras que se modificaram?

6. Que mudança foi feita nessas palavras quando elas foram passadas para o feminino?

Gabarito

1. Servem para indicar as características do cachorro.

2. Resposta pessoal. Professor, participe da discussão dirigindo o olhar dos alunos para o fato de que, nesse caso, os adjetivos terem sido usados com o objetivo de ressaltar a vaidade e a pretensão do cão, fazendo o cachorro se apresentar exagerando ao máximo suas qualidades. Sem tantas características, o texto perderia muito do humor. Para que a turma possa perceber isso, releia a apresentação em voz alta conservando apenas dois ou três adjetivos.

3. Forte, bonita, esperta, talentosa, galante, especial, valente, genial, perigosa, corajosa, musculosa, audaz, intrépida, inteligente.

4. Não. As palavras forte, galante, especial, valente, genial, audaz e inteligente não se modificaram.

5. Letra o.

6. Houve substituição do o pelo a.