16 de setembro de 2017

Temas possíveis para redação do Enem 2017

Imagem: Google

A Educação no Brasil
Por que falamos tanto sobre educação? Além da razão mais evidente, que é a de que sempre precisaremos refletir sobre educação em um país que almeja seu crescimento social, cultural e econômico, temos ainda outro motivo para os vestibulandos de plantão. Dá uma olhada nos temas anteriores do ENEM e vê se você não concorda com a gente: está pra cair um tema sobre educação, né? Um detalhe importante sobre esse assunto é que, se estiver lá na prova de Redação do ENEM de 2017, ele será apresentado como uma problemática, ou seja, ele vai constatar algo a ser repensado pela comunidade de estudantes. Um bom tema, nesse sentido, poderia ser: os caminhos para se conquistar uma educação de qualidade para todos os brasileiros.

Trabalho X Trabalhador
A prova de Redação do ENEM já repetiu temas ou assuntos. O trabalho (escravo e infantil) já apareceu nas provas de redação, e com as reviravoltas das reformas trabalhistas ele pode voltar. Com que cara? Quem sabe nos fazendo pensar sobre os direitos do(a) trabalhador(a), o trabalho no século XXI, a população idosa e o mercado de trabalho, a busca pelo (primeiro) emprego e etc. Um dica valiosa para um tema que trate desse assunto: interdisciplinaridade. Lembre-se de que você tem à disposição a História – com suas manifestações de trabalhadores ao longo dos anos; a Literatura – com narrativas que revelam as nuances entre empregados e empregadores; a Filosofia – com a noção de trabalho que joga com valor econômico e simbólico; e assim por diante. Não se prenda às relações mais óbvias, extrapole os textos de apoio.

Homofobia no Brasil
A discussão é de longa data. Não era pra menos. O ENEM prova que está sempre interessado em uma educação que também pensa a diversidade nos mais diversos campos. Quem sabe chegou a hora de tocarmos nesse assunto em uma prova? É preciso estar preparado e, sobretudo, lembrar que o papo na redação deve respeitar todo e qualquer indivíduo.