7 de outubro de 2017

3 dicas para ensinar seus alunos a interpretar textos


Com tantos jogos e opções de entretenimento, às vezes pode ser difícil convencê-los a sentar em frente a um livro. Veja como mudar essa situação.

Interpretação de texto é uma competência que precisa ser desenvolvida gradualmente, primeiramente despertando o interesse do aluno para a leitura até que, mais tarde, ele possa compreender os conteúdos subentendidos e as metáforas de um texto mais complexo. No entanto, muitos professores têm encontrado desafios logo no início do processo de aprendizado, afinal alguns alunos preferem se concentrar em jogos que oferecem prêmios virtuais a prestar atenção nas palavras impressas numa página. Confira a seguir 3 dicas que podem ajudar:


1 – Ajude-os a expandir seu vocabulário
Um dos grandes empecilhos para a interpretação de texto é o vocabulário, afinal há muitas palavras ainda para se conhecer e, dependendo do autor discutido, a prosa realmente não é das mais fáceis. Por isso, proponha maneiras divertidas para que eles possam conhecer novas palavras. Por exemplo, antes de apresentar para a sala o texto, já separe alguns termos e expressões que eles possam ter dúvidas. Crie, então, uma espécie de organograma no qual você possa mostrar sinônimos, antônimos, desenhos relacionados, exemplos de sua aplicação e o significado dos prefixos, sufixos e radicais que os compõe. Feito isso, você pode propor uma espécie de palavra cruzada ou até mesmo criar um jogo de tabuleiro com base nos termos trabalhados em sala. Assim, você verifica, por meio de uma atividade lúdica e desafiadora, a evolução do vocabulário dos seus alunos.

2 – Encare as avaliações como indícios das dificuldades dos estudantes
Ainda que muitos as considerem instrumentos conservadores, as provas escritas, quando bem adotadas, são uma maneira de se observar as dificuldades dos estudantes. Por isso, no momento em que você estiver fazendo a correção, não atribua apenas um valor numérico para expressar o desempenho do estudante. Preste atenção nos seus erros. Tente compreender a razão por detrás dele e, ao devolver a avaliação, entregue também atividades e materiais complementares para que ele possa tentar uma nova abordagem deste assunto.

3 – Converse com eles sobre as estruturas dos textos
A leitura, muitas vezes, pode apresentar um campo bastante desconhecido para as crianças. Para que elas possam compreender, por exemplo, o andamento de um conto de fada, por que não mostrar quais são as principais estruturas deste tipo de texto? Não precisa ser nada muito complexo, basta falar que em meio a uma situação comum, surge um problema e a princesa precisa tentar resolvê-lo. Esta simples apresentação poderá despertar seu interesse e certamente os ajudará a acompanhar melhor o desenrolar da história, porque você mostrará o que elas podem esperar do relato.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/