27 de fevereiro de 2017

Exercícios sobre tópico frasal


Leia o parágrafo que segue, transcrito de um texto do historiador de arte Jorge Coli.

Os artistas são livres, os artistas devem ser livres. Resta o fato de que nem sempre a repressão e a censura, as pressões e as diretivas, impediram o surgimento de grandes obras de arte. Puderam mesmo ser um estímulo criador. Salvador Dalí costumava dizer que o período áureo da pintura espanhola, o século 17, do absolutismo e da Inquisição, foi o de um Estado tirânico, opressivo, obsessivamente controlador. Com seu espírito de provocação, afirmava que o lugar melhor para as artes do século 20 seria a União Soviética de Stálin: pena porém que os russos não tivessem boa tradição de pintores... É verdade que nada impediu os soviéticos de produzirem algumas dentre as maiores obras-primas do cinema e da música. É verdade também que, em Hollywood, o código Hays, durante decênios impondo o número de minutos que um beijo podia durar ou proibindo a exibição dos umbigos na tela, em meio a um sem-fim de regras perversas, estimulou a imaginação de diretores. Para não tropeçar no moralismo imbecil, eles eram obrigados a encontrar soluções maravilhosas, que não teriam existido sem aquela legislação puritana. A questão da liberdade nas artes é antes ética que estética. 

Jorge Coli. As convicções do artista. Folha de S.Paulo, 25/5/2003. 

Exercícios sobre pronomes pessoais para ensino médio

1. Reescreva as frases, adequando o emprego dos pronomes pessoais à norma culta.

a) Eu já te falei que você não está em condições físicas de jogar. 
b) Conversando contigo mesmo, você fica parecendo um alucinado. 
c) O chefe queria falar com você, mas não te encontrou. 
d) Para você não cansar, é preciso te preparar bem. 
e) Tu não deves se preocupar, não tenho queixas contra você

2. Complete as frases com os pronomes pessoais que fazem adequadamente referência ao pronome de tratamento.

a) Vossa Excelência, tenho certeza de que o réu não _________ enganará.
b) Vossas Senhorias __________ lembrarão de nosso acordo anterior.
c) Vossa Magnificência traz __________ os documentos que havia mencionado?
d) Quem ________ enviou a mensagem, Vossa Excelência, foi o povo, não eu. 

3. Refaça as frases, substituindo adequadamente os pronomes pessoais retos por pronomes pessoais oblíquos. 

a) Comprou os livros e levou eles para os filhos.
b) Solucionava as questões e mostrava elas para o professor.
c) Deixou cair a carta e recolheu ela do chão.
d) Tirou do bolso o dinheiro e entregou ele para a esposa. 


GABARITO

Interpretação de texto curto para ensino médio (1ºano) - Cultura popular x cultura erudita


[...] a cultura popular é pensada sempre em relação à cultura erudita, à alta cultura, a qual é de perto associada tanto no passado como no presente às classes dominantes. De fato, ao longo da história, a cultura dominante desenvolveu um universo de legitimidade própria, expresso pela filosofia, pela ciência e pelo saber produzido e controlado em instituições da sociedade nacional, tais como a universidade, as academias, as ordens profissionais (de médicos, advogados, engenheiros e outras). Devido à própria natureza da sociedade de classes em que vivemos, essas instituições estão fora do controle das classes dominadas. Entende-se então por cultura popular as manifestações culturais dessas classes, manifestações diferentes da cultura dominante, que estão fora de suas instituições, que existem independentemente delas, mesmo sendo suas contemporâneas. 

SANTOS, José Luis dos. O que é cultura. 
São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 44-45. (Coleção Primeiros Passos). (Fragmento). 

Análise de soneto barroco - Ardor em coração firme nascido "Gregório de Matos" (antíteses)


Quis o poeta embarcar para a cidade e antecipando a notícia à sua senhora, lhe viu umas derretidas mostras de sentimento em verdadeiras lágrimas de amor.

Ardor em coração firme nascido
Gregório de Matos

Ardor em coração firme nascido! 
Pranto por belos olhos derramado! 
Incêndio em mares de água disfarçado! 
Rio de neve em fogo convertido! 

Tu, que um peito abrasas escondido, 
Tu, que em rosto corres desatado, 
Quando fogo, em cristais aprisionados, 
Quando cristal, em chamas derretido.

23 de fevereiro de 2017

O navio negreiro (atividade de interpretação)


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O navio negreiro

[...] Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar do açoite ...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...

Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças... mas nuas, espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs.

[...] Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!

Um de raiva delira, outro enlouquece...
Outro, que de martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!

No entanto o capitão manda a manobra
E após, fitando o céu que se desdobra
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
"Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!... "

E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da roda fantástica a serpente
Faz doudas espirais!
Qual num sonho dantesco as sombras voam...
Gritos, ais, maldições, preces ressoam!
E ri-se Satanás!...

Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus... [...]

Castro Alves. Obra completa. Rio de Janeiro: 
Nova Aguilar, 1976, p. 280-281.

Exercícios sobre Eça de Queirós - O crime do padre Amaro


**Gabarito no final**

(Mackenzie-SP) Leia o texto a seguir. 

 A verdade, meus senhores, é que os estrangeiros invejam-nos. E o que vou a dizer não é para lisonjear a vossas senhorias: mas enquanto neste país houver sacerdotes respeitáveis como vossas senhorias, Portugal há de manter com dignidade o seu lugar na Europa! Porque a fé, meus senhores, é a base da ordem! 
 Sem dúvida, senhor conde, sem dúvida - disseram com força os dois sacerdotes. 
 Se não, vejam vossas senhorias isto! Que paz, que animação, que prosperidade! 
E com um grande gesto mostrava-lhes o Largo do Loreto, que àquela hora, num fim de tarde serena, concentrava a vida da cidade. Tipoias vazias rodavam devagar; pares de senhoras passavam, com os movimentos derreados, a polidez clorótica duma degeneração de raça; nalguma magra pileca, ia trotando algum moço de nome histórico, com a face ainda esverdeada da noitada de vinho; pelos bancos de praça gente estirava-se num torpor de vadiagem; um carro de bois, aos solavancos sobre suas altas rodas, era como o símbolo de agriculturas atrasadas de séculos. 

Eça de Queirós. O crime do padre Amaro. In Obra completa, vol. I. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. 

14 de fevereiro de 2017

Sugestão de atividade de produção de texto - 7ºano (redação sobre bullying)


Leia o texto abaixo com atenção e produza uma história onde a personagem sofre com o bullying. Escreva sobre os sentimentos dela perante a situação e como o problema foi resolvido. 


“Enfrentei o bullying e a minha vida mudou” 
Categorias: Bullying, Depoimentos, Nas escolas - Por Rafaela Polo às 17:37 

A leitora T. A, 12 anos, mandou um depoimento contando da época em que sofria bullying na escola. Ela começou a se sentir muito mal  e pediu ajuda, o que foi essencial para a solução do problema. 

“Sofro bullying há muito tempo por ser mais magra do que as outras pessoas da minha escola. Me chamavam de “raquítica” entre outras coisas  que me magoavam. Eu sempre tentei levar para o lado da brincadeira, para ver se as pessoas enjoavam daquele tipo de atitude, mas nada adiantava.  Este ano eu não aguentei mais. Eu chorava muito e não queria mais ficar próxima de ninguém, pois tinha medo de me ferir. Contei para a minha mãe sobre este problema, e ela me incentivou a explicar para a diretoria do colégio o que estava acontecendo. As pessoas que faziam isso comigo acabaram levando uma suspensão e, desde então, me tratam de maneira bem diferente. Por isso, por experiência própria dou a dica: se você sofre com o bullying, conte seu problema para alguém, pois a sua vida pode mudar.” 

A psicóloga Cintia Vilani explicou os traumas que este tipo de agressão pode causar e quais atitudes são indicadas para esse momento, “Bullying é uma situação de violência verbal, mas é mais comum ficarem com traumas aqueles adolescentes que não têm apoio da família e dos amigos. Os sintomas de problema psicológico são a aversão social, ansiedade ou depressão e, nesses casos, é bom que ele procure um profissional para tratamento individual e com a família”. 
Caso você enfrente um problema parecido com esse, avise aos seus pais e funcionários do colégio para que eles possam te apoiar no combate ao bullying. 

Disponível em: http://capricho.abril.com.br/blogs/diganaoaobullying/. Acesso em 02 nov. 2011. 

12 de fevereiro de 2017

Atividade com cartum sobre desperdício de água (9ºano) - Interpretação

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1. Que acontecimento está sendo retratado no cartum? 

2. A personagem está fazendo algo esperado ou inesperado? 

3. Explique por que o desenho do latão de lixo pode ser interpretado como uma crítica à situação representada. 

4. Que acontecimentos da vida real o autor quis criticar? 

5. Que problemas situações assim podem acarretar? 

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