17 de fevereiro de 2018

Atividade de literatura - 1º ano do ensino médio - Poema de Augusto dos Anjos "O morcego"


ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

O morcego

Meia-noite. Ao meu quarto me recolho. 
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede: 
Na bruta ardência orgânica da sede, 
Morde-me a goela ígneo e escaldante molho. 

"Vou mandar levantar outra parede ..." 
— Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho 
E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho, 
Circularmente sobre a minha rede! 

Pego de um pau. Esforços faço. Chego 
A tocá-lo. Minh'alma se concentra. 
Que ventre produziu tão feio parto?! 

A Consciência Humana é este morcego! 
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra 
Imperceptivelmente em nosso quarto! 

Augusto dos Anjos. Domínio público. 

Faça uma análise do poema. 

1. Busque no dicionário o significado de palavras desconhecidas. 

2. Inicie sua análise pelo título e pelo tema do poema: o que o morcego representa? Ele é comparado a quê? Que características do animal possibilitam essa comparação? 

3. Descreva como o tema é desenvolvido em cada estrofe do poema. Considere: 
⦁ a escolha das palavras; 
⦁ as imagens construídas pelo poema; 
⦁ as figuras de linguagem empregadas.

Após realizar sua assinatura (valor simbólico), você receberá um convite por e-mail para ser membro do blog. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento na plataforma PagSeguro. 
Blog fechado para professores.