31 de março de 2018

Gabarito dos exercícios sobre crase - concursos e vestibulares


A crase não ocorre antes de substantivos masculinos (neste caso, "pé"). A única exceção aparece quando a locução "à moda de" está subentendida. Por exemplo: "Calçou sapatos à Luís XV e saiu". Nesse caso, mesmo "Luís" sendo um nome masculino, ocorre crase porque os termos "moda de" foram suprimidos.

2B
O acento indicador de crase é facultativo antes de nomes próprios e pronomes possessivos femininos (minha, sua, tua), ou seja, o acento tanto pode ser colocado quanto pode ser dispensado. 
É comum as pessoas errarem esta questão, escolhendo a primeira alternativa, porém ela está correta. Ocorre crase em "vestido à Elvis Presley" porque a palavra "moda" está implícita no termo. É como se disséssemos: "à moda de Elvis Presley".

3C
O verbo "comparecer" exige a preposição "a" (quem comparece comparece a algum lugar). Como o primeiro complemento é uma palavra masculina (treinos), há o artigo masculino "o", o que impede a fusão da preposição com o artigo, ficando "aos". No segundo trecho, o verbo "ir" também exige a preposição "a" (a pessoa foi a algum lugar). Como a palavra "festas" tem sentido genérico na frase, não se usa o artigo "as". Dessa forma, resta apenas a preposição "a", ficando "foi a festas". Portanto a frase completa é: "O atleta não compareceu aos treinos da equipe de futebol, mas foi a festas com amigos".

Se fossem festas específicas, o artigo deveria ser empregado e ocorreria crase. Por exemplo: "O atleta não compareceu aos treinos da equipe de futebol, mas foi às festas das equipes adversárias com amigos".

4B
"Todos" é um pronome indefinido, não podendo ser precedido de um artigo definido. O termo "a", no caso, é somente preposição, não havendo, portanto, ocorrência de crase. Ainda que escrevêssemos "todas", não haveria crase: "Obrigado a todas".


5B
"Quilo" é uma palavra masculina, portanto não ocorre crase: "Comida a quilo". 

Nas outras respostas, o acento indicador de crase foi empregado corretamente. Veja por quê:

- "Você já foi à Europa?". Europa é palavra feminina sempre acompanhada do artigo "a". A crase ocorre a partir da junção da preposição "a" (exigida pelo verbo "ir") com o artigo definido "a". Se ficar na dúvida, use esta dica: quando fala sobre a volta, você diz "Vim da Europa" ou "Vim de Europa"? Como o correto é dizer "Vim da Europa", é sinal de que ocorre crase na hora de ir: "Vou à Europa". 

- "Você gosta de românticos à moda antiga"?. A locução "à moda" exige crase. Por exemplo: à moda antiga, à moda italiana, à moda de Luís XV. 

- "Quando foi a última vez que você foi àquele país?". O pronome demonstrativo "aquele" começa com a vogal "a" e, quando sucede um verbo que exige a preposição "a", ocorre a fusão, sendo obrigatório, portanto, o acento indicador de crase: "Você foi àquele país?". Outros exemplos: Referia-se àquele livro / Disse tudo àquela mulher / Nunca se referiu àquilo / Aludiu à que estava usando vestido vermelho.

6D
Como já foi explicado na questão anterior, ocorre crase em "àquele" por causa da fusão da preposição "a" com o pronome demonstrativo "aquele". 

Nos outros casos, o acento grave foi incorretamente empregado porque não ocorre crase antes do pronome pessoal "ela" ou "ele", já que não é precedido de artigo feminino. Da mesma forma, não ocorre crase antes de "Salvador" (se digo "Vim de Salvador", e não "Vim da Salvador", não ocorre crase em "Fui a Salvador").

7C
A frase "Os preços valem até as 20h" está correta porque "até" é preposição, e o segundo termo é artigo definido ("as"). 

Essa questão costuma causar confusão porque, em geral, ocorre crase ao falar de horas: "Cheguei às 15 horas", "Marcamos de nos encontrar às 8h". No entanto, quando a indicação de hora é precedida de uma preposição diferente de "a", preferencialmente não ocorre crase: "A reunião estava marcada para as 16h", "As viagens se estendem até as 16h". Alguns linguistas, porém, defendem que o uso da crase é facultativo após a preposição "até", sendo possível escrever "até às". Essa forma é admitida porque, em Portugal, usa-se "até a" como uma locução, de modo que fica possível a ocorrência da crase. No entanto, essa construção não é usual no português do Brasil, onde dificilmente dizemos: "Vou até ao banco" ou "Cheguei até ao portão". 

Nos outros casos, não ocorre crase porque a preposição "a" precede um verbo (partir), um substantivo masculino (prazo) e um pronome indefinido (todas).

8B
"Preço" é um substantivo masculino, portanto não ocorre crase.


9C
A indicação pontual de número de horas exige o acento indicador de crase, pois ocorre a fusão da preposição "a" com o artigo definido "as": "Esteja aqui às 14h". 

Saiba por que não ocorre crase nos outros casos: 

- "Os homens fizeram a macarronada". O "a" é simplesmente artigo definido. 

- "Caminhava a passo lento". Não ocorre crase antes de palavra masculina (salvo quando a locução "à moda de" está implícita). 

- "Volte a casa cedo". A palavra "casa" no sentido de "lugar onde se mora" é usada sem artigo ("Passei em casa", "Fica perto de casa"). Portanto é usada somente a preposição: "Volte a casa cedo". A crase só ocorre se houver um especificador que exija o artigo. Por exemplo, "Venha logo à casa dos seus pais".

10A
Como, no título do filme, "à espera de" é uma locução prepositiva (alguém espera por um milagre), é exigido o acento indicador de crase.

11B
O verbo "chegar" exige a preposição "a", e "conclusão" é um substantivo feminino, precedido do artigo "a", portanto ocorre crase: "Oh, mozão, cheguei à conclusão...".

12D
Quem estava atento às explicações anteriores não errou esta questão. A palavra "Paris" não é precedida de artigo ("Vim de Paris"), portanto não ocorre crase: "Vamos a Paris?". No entanto, vale destacar que, se o nome da cidade estivesse qualificado por algum adjunto adnominal, ocorreria crase. Por exemplo: "Vamos à Paris das luzes?".

13B
A crase nunca ocorre antes de verbo: "Estou disposto a falar". Além disso, o verbo "falar" exige preposição quando sinaliza a quem se dirige: "Falar a alguém". Como "garotas" pede o artigo definido "as", ocorre fusão, ficando: "falar às garotas". Portanto temos: "Estou disposto a falar às garotas".