REDAÇÃO no Enem - Competências exigidas e avaliadas


A correção das redações do Enem é feita com um modelo padronizado de critérios. Ou seja, tirar a nota máxima não é sorte, é capacidade de fazer um texto que se enquadre no que é pedido. Lembre-se que um bom texto é aquele que cumpre a sua função, e no momento, a ideia é que ele se encaixe nessas 5 competências, disponíveis no Manual de Redação do Enem:


Cada um desses critérios é avaliado de 0 a 200 pontos, em 6 níveis diferentes de adequação. Ou seja, o aluno pode tirar 200, 160, 120, 80, 40 ou 0 pontos. Cada um desses níveis tem características pré-definidas para evitar que as opiniões pessoais do examinador interfiram na nota do estudante.

Para que você entenda exatamente o que cada uma dessas categorias significa, a Universia Brasil, em parceria com o professor Eduardo Calbucci do Anglo Vestibulares, explica detalhadamente o que o Enem espera do candidato do Enem. Veja:

1. DOMÍNIO DA NORMA CULTA
Na redação do Enem é pedido que o aluno escreva na norma culta. Isso significa que deve ser usada a linguagem ensinada nas escolas e presentes em provas, documentos e trabalhos escolares. Isso não significa que você tem que usar palavras que não conhece, usar mesóclise ou forçar uma escrita “difícil”. Só não use expressões casuais ou gírias e tome cuidado com erros de português. Use o máximo das suas capacidades com a língua, mas não precisa exagerar.

2. FAZER O QUE FOI PEDIDO
Essa competência avalia a competência de leitura do estudante. Para se dar bem nela, leia com atenção a proposta do texto e a obedeça à risca. Se a proposta foi escrever uma dissertação argumentativa sobre “Intolerância Religiosa”, não vale contar uma história sobre como a sua tia espírita tem uma amiga católica e elas se dão muito bem. Você deve reunir argumentos, de forma abstrata e geral, sobre o tema e defender uma solução para o problema.

3. SELEÇÃO DE IDEIAS
Essa competência avalia as ideias que você escolhe e como elas são apresentadas. Isso inclui o julgamento da veracidade dos seus argumentos e da qualidade da sua linha de pensamento. Idealmente, cada parágrafo apresenta uma nova ideia, que naturalmente leva à conclusão presente no último parágrafo e são todas baseadas no mundo real. Isso é o necessário para tirar 200 nessa competência.

4. DISSERTAÇÃO
Essa é a única categoria diretamente ligada ao texto argumentativo-dissertativo. Nela, o objetivo é avaliar se o aluno sabe desenvolver essa modalidade de texto. Aqui também é avaliada a capacidade do estudante de articular bem as suas ideias e de fazer um argumento convincente.

5. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Isso mesmo, uma boa proposta de intervenção já vale 200 pontos na nota da sua redação. Por isso, vale a pena investir o tempo necessário para garantir que ela seja boa. Tenha em mente que ninguém espera que com tempo limitado e 30 linhas, você resolva todos os problemas do mundo. A ideia da proposta de intervenção é sugerir um caminho. O professor Calbucci afirma que o melhor é focar em detalhar os meios como essa solução é possível, quais são os atores necessários (de preferência vários) e que essa solução seja realista.

Sempre vale lembrar que desrespeitar os direitos humanos na sua proposta de intervenção pode zerar a sua redação inteira, então evite soluções que envolvem violência ou qualquer tipo de desrespeito à vida.

Fonte: Universia Brasil