22 de março de 2018

Uso dos porquês em concursos públicos - Cuidado com as pegadinhas!


Clique aqui e resolva algumas questões!

A forma por que pode ser uma locução adverbial interrogativa de causa quando equivale a “por qual razão/motivo ou a razão pela qual”. Pode aparecer em frases interrogativas diretas (com o sinal “?”) e indiretas (sem o sinal “?”).

Por que você fez isso?
– Juro que eu não sei por que eu fiz isso.

A forma por que pode ser apenas a combinação da preposição “por” + o pronome indefinido “que”, equivalendo a “por qual”.

– Começo a entender por que motivo você fez isso.

A forma por que pode ser apenas a combinação da preposição ‘por’, exigida por um termo + a conjunção integrante “que”.

– Eu sempre ansiei por que você me explicasse o motivo.

A forma por que também pode ser a combinação da preposição “por” + o pronome relativo“que”, equivalendo a “pelo qual” (e variações).

– O motivo por que você fez isso não é mais surpresa para ninguém.

A forma porque pode ser uma conjunção explicativa ou causal (equivalendo a pois, visto que, já que, etc.); para alguns gramáticos, pode ser também uma conjunção final (equivalendo a “para que”).

– Você fez isso porque (pois) queria dinheiro, não é?
– Só fiz isso porque (para que) conseguisse dar-me bem, até porque (pois; ignore o “até”) sou merecedor.

Cuidado!
Em frases interrogativas diretas, a banca vai tentar influenciar você a marcar o uso de por que (separado, sem acento). Não caia nessa. Analise com calma a questão, pois, mesmo em frases interrogativas diretas, podemos usar a forma porque. Veja só um caso: “Será porque ele viajou mais de 20 horas na classe econômica que está cansado?”. Observe que a substituição por “pois” não seria suficiente para batermos o martelo, até porque ia ficar estranha a frase: “Será pois (?!) ele viajou mais de 20 horas na classe econômica que está cansado?”.
Como analisar, então, a frase “Será porque ele viajou mais de 20 horas na classe econômica que está cansado?”. Ignore o verbo ser + que, que formam uma expressão expletiva (de realce), e a frase ficará assim, na ordem direta: “Ele está cansado porque (= pois) viajou mais de 20 horas na classe econômica?”. Percebe que a forma porque está certíssima? 

A forma por quê pode ser usada antes de pausa representada por sinal de pontuação, em fim de frase ou isolada.

– Agora você soube por quê, certo?
– Sem seu esclarecimento, nunca entenderia por quê.
Por quê?

A forma porquê é um substantivo e vem comumente acompanhada de um determinante (artigo, pronome, numeral ou adjetivo/locução adjetiva). Esta “regrinha” anula a anterior, ou seja, por mais que a expressão esteja em fim de frase ou antes de pontuação, se vier acompanhada de determinante, será escrita “junto com acento”. Pode ir ao plural, uma vez que se trata de um substantivo.

– Preciso que você me explique pelo menos mais dois porquês, ok?
– Só vou dar este porquê a você; já o porquê de verdade não lhe cabe saber.