1 de agosto de 2018

Exercícios - concordância verbal e nominal (vestibulares)


1. (FGV-SP) Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. 

Não existe liberdade sem independência financeira. Ter um currículo turbinado ou uma rede de relacionamentos em dia pode perder o valor se você não tiver também uma reserva financeira para sobreviver num momento de transição de emprego. 

Você S/A

a) Reescreva a primeira oração do texto, substituindo "liberdade" por "perspectivas de futuro" e o verbo "existir" pela locução "poder haver".

b) A palavra "turbinado" está empregada, no contexto, em "sentido figurado". Reescreva o trecho - "Ter um currículo turbinado" - substituindo a palavra em questão por termo ou expressão de sentido não figurado.

2. (PUC-Campinas-SP) A frase em que a concordância nominal está INCORRETA é: 

a) As ferramentas que julgo necessárias para você consertar o motor, ei-las nesta caixa; deixo anexa, para seu próprio controle, uma relação delas.
b) É realmente louvável os esforços que vocês empreenderam para nos ajudar, portanto, qualquer que sejam os resultados, agradecemos muito.
c) Questões político-econômicas envolvem amplo debate, logo não considere inaceitáveis algumas indefinições referentes a esses pontos.
d) Muitas pesquisas recentes tornaram superadas algumas afirmações sobre a língua e a literatura portuguesas.
e) Passadas cerca de duas semanas, foram conhecidos os resultados do concurso que premiou o artista mais destacado do carnaval e de outras folias cariocas. 

3. (Fuvest-SP) Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede. 

A Polícia Federal investiga os suspeitos de terem ajudado na fuga para o Paraguai e a Argentina. A polícia desses países não puderam prendê-los porque o governo brasileiro não fez o pedido formal de captura. 

O Estado de S. Paulo. (Adaptado) 

a) No segundo período, há uma infração às normas de concordância. Reescreva-o de maneira correta. 
b) Indique a causa provável dessa infração.

4. (IME-RJ) Nas frases a seguir há erros ou impropriedades. Reescreva-as e justifique a correção.

a) "Por que os namorados preferem andar só, detestando as companhias?"
b) "Seu preparo e honestidade rara fizeram dele um funcionário invejado."

5. (Unicamp-SP) Apesar de consideradas erradas, construções como "No segundo turno nós conversa"; "A gente fomos", "Subiu os preços" obedecem a regras de concordância sistemáticas, características principalmente de dialetos de pouco prestígio social. 
O trecho a seguir, extraído de um editorial de jornal (portanto, representativo da modalidade culta), contém uma construção que é de fato um erro de concordância. 

Pode-se argumentar, é certo, que eram previsíveis os percalços que enfrentariam qualquer programa de estabilização (...) necessário no Brasil. 

Folha de S.Paulo

a) Transcreva o trecho em que ocorre um erro de concordância.
b) Lendo atentamente o texto, você descobrirá que existe uma explicação para esse erro. Qual é?
c) Reescreva o trecho de forma a adequá-lo à modalidade escrita culta.

6. (Unicamp-SP)

Sem comentários

Do delegado regional do Ministério da Educação no Rio, Antônio Carlos Reboredo, ao ler ontem um discurso de agradecimento ao seu chefe, o ministro Eraldo Tinoco: "Os convênios assinados traduz (sic*) os esforços... ".

Folha de S.Paulo.

* Sic: palavra latina que significa "assim"; no caso, é usada pelo jornal com o sentido de "exatamente desta forma".

O título da nota acima, "sem comentários", é, na verdade, um comentário que expressa o ponto de vista do jornal, motivado por um problema gramatical no discurso lido por A. C. Reboredo.

a) Que problema gramatical provocou o comentário do jornal?
b) Explicite o comentário que está sugerido, neste caso específico, pela expressão "sem comentários".

7. (UFPR) Assinale a alternativa que reescreve o texto a seguir de acordo com a norma culta, mantendo-lhe o sentido. 

Os presídios não é uma forma de mudar o ponto de vista de qualquer pessoa que esteja lá presa, um marginal que já fez de tudo na vida não é que vai preso que ele vai mudar totalmente.

a) Os presídios não é uma forma de mudar o ponto de vista de qualquer pessoa que esteje lá preso. Um marginal que já fez de tudo na vida não é porque vai preso que ele vai mudar totalmente.
b) Os presídios não são uma forma de mudar o ponto de vista de qualquer pessoa que esteja lá presa, um marginal que já fez de tudo na vida não é que vão preso que vão mudar totalmente.
c) Os presídios não são uma forma de mudar o ponto de vista de quem esteja lá preso. Não é porque foi preso que um marginal que já fez de tudo na vida vai mudar totalmente.
d) Presídio não é uma forma de mudar o ponto de vista das pessoas presas, um marginal não vai mudar totalmente por tudo que já fez na vida e então vai preso.
e) Os presídios não são uma forma de mudar o ponto de vista de qualquer pessoa presa. Um marginal que já fez de tudo na vida vai preso e vai mudar totalmente.

8. (UEL-PR) A concordância verbal está plenamente respeitada na frase: 

a) Nem mesmo um vestígio dos livros que lhe emprestamos há dez dias foram encontrados.
b) Entre todas as obras expostas, impressionou-nos mais a que vocês trouxeram.
c) Ainda não havia chegado nem os tios, nem os primos, quando a festa começou.
d) Se fôssemos para levar em conta tudo o que ela diz, ficaríamos ofendidos o tempo todo.
e) Acho que qualquer uma dessas roupas poderiam me servir.

9. (UEL-PR) Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. 

______ instruções ________ à realização  dos próximos vestibulares.

a) Devem haver - referentes
b) Deve haver - referente
c) Devem haver - referente
d) Deve haver - referentes
e) Deve haverem - referentes

10. (Cesgranrio-RJ) Assinale a opção em que a NORMA CULTA admite SÓ UMA concordância verbal.

a) A maioria dos jovens _________ acompanhando pelos jornais as notícias sobre a Croácia. (vem/vêm) 
b) Naquela guerra entre quadrilhas, ________ um dos chefes e alguns moradores das proximidades. (morreu/morreram) 
c) Fui eu quem _________ um manifesto contra as irregularidades dessa repartição. (encabeçou/encabecei) 
d) _________ haver campanhas educativas sobre o trânsito de nossa cidade. (Deveria/Deveriam) 
e) Quantos de nós _________ realmente dispostos a ajudar o próximo? (estarão/estaremos) 

11. (Fatec-SP) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase, na sequência. 

Regina estava ______ indecisa quanto _____ mandar _____faturas ____ ____notas fiscais e se _____ folha bastaria para o bilhete.

a) meia; à; as; anexo; às; meia
b) meia; à; as; anexas; as; meia
c) meio; a; às; anexo; às; meio
d) meia; a; às; anexo; as; meio
e) meio; a; as; anexas; às; meia


O texto a seguir serve de base para a questão 12. 

No ensino, como em outras coisas, a liberdade deve ser questão de grau. Há liberdades que não podem ser toleradas. Uma vez conheci uma senhora que afirmava não se dever proibir coisa alguma a uma criança, pois ela deve desenvolver sua natureza de dentro para fora. "E se a sua natureza a levar a engolir alfinetes?" indaguei; lamento dizer que a resposta foi puro vitupério. No entanto, toda criança abandonada a si mesma, mais cedo ou mais tarde engolirá alfinetes, tomará veneno, cairá de uma janela alta ou doutra forma chegará a mau fim. Um pouquinho mais velhos, os meninos, podendo, não se lavam, comem demais, fumam até enjoar, apanham resfriados por molhar os pés, e assim por diante - além do fato de se divertirem importunando anciãos, que nem sempre possuem a capacidade de resposta de Eliseu. Quem advoga a liberdade da educação não quer dizer que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta. Deve existir um elemento de disciplina e autoridade: a questão é até que ponto, e como deve ser exercido.

RUSSELL, Bertrand. Ensaios céticos 

12. (Unifesp) No período "Quem advoga a liberdade da educação não quer dizer que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta.", substituindo-se "quem" por "as pessoas que", obtém-se: 

a) As pessoas que advoga a liberdade da educação não querem dizer que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta.
b) As pessoas que advogam a liberdade da educação não quer dizerem que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes derem na veneta.
c) As pessoas que advogam a liberdade da educação não quer dizer que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta.
d) As pessoas que advogam a liberdade da educação não querem dizer que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta.
e) As pessoas que advogam a liberdade da educação não querem dizerem que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes derem na veneta.

13. (UFSM-RS) Assinale a alternativa que contemple as formas adequadas para completar as lacunas. 

A partir da eleição deste ano, a votação portando a bandeira do partido ou estampando a camiseta com o nome e o número do candidato está ________ pela Justiça Eleitoral. As novas regras, em razão da minirreforma eleitoral _______ pelo TSE, deixaram a campanha mais rígida e _______ resultar em cidades mais limpas.

a) proibida - aprovada - vão
b) proibido - aprovado - vão
c) proibido - aprovada - vai
d) proibida - aprovadas - vão
e) proibida - aprovado - vai

Textos para a questão 14. 

Texto 1 

São Paulo, 10 de novembro de 1924. 
Meu caro Carlos Drummond, 

(...) Eu sempre gostei muito de viver, de maneira que nenhuma manifestação da vida me é indiferente. Eu tanto aprecio uma boa caminhada a pé até o alto da Lapa como uma tocata de Bach e ponho tanto entusiasmo e carinho no escrever um dístico que vai figurar nas paredes dum bailarico e morrer no lixo depois como um romance a que darei a impassível eternidade da impressão. Eu acho, Drummond, pensando bem, que o que falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros é isso: gostarem de verdade da vida. Como não atinaram com o verdadeiro jeito de gostar da vida, cansam-se, ficam tristes ou então fingem alegria o que inda é mais idiota do que ser sinceramente triste. Eu não posso compreender um homem de gabinete e vocês todos, do Rio, de Minas, do arte me parecem um pouco de gabinete demais. Meu Deus! se eu estivesse nessas terras admiráveis em que vocês vivem, com que gosto, com que religião eu caminharia sempre pelo mesmo caminho (não há mesmo caminho pros amantes da Terra) em longas caminhadas! Que diabo! estudar é bom e eu também estudo. Mas depois do estudo do livro e do gozo do livro, ou antes vem o estudo e gozo da ação corporal. (...) E então parar e puxar conversa com gente chamada baixa e ignorante! Como é gostoso! Fique sabendo duma coisa, se não sabe ainda: é com essa gente que se aprende a sentir e não com a inteligência e a erudição livresca. Eles é que conservam o espírito religioso da vida e fazem tudo sublimemente num ritual esclarecido de religião. Eu conto no meu "Carnaval carioca" um fato a que assisti em plena Avenida Rio Branco. Uns negros dançando o samba. Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros. Os jeitos eram os mesmos, mesma habilidade, mesma sensualidade mas ela era melhor. Só porque os outros faziam aquilo um pouco decorado, maquinizado, olhando o povo em volta deles, um automóvel que passava. Ela, não. Dançava com religião. Não olhava pra lado nenhum. Vivia a dança. E era sublime. Este é um caso em que tenho pensado muitas vezes. Aquela negra me ensinou o que milhões, milhões é exagero, muitos livros não me ensinaram. Ela me ensinou a felicidade. 

ANDRADE, Mário de. A lição do amigo - cartas de Mário de Andrade a Carlos Drummond de Andrade.

Texto 2 

Inúmeros são os casos de troca de correspondência entre artistas, escritores, músicos, cineastas, teatrólogos e homens comuns em nossa tradição literária. Mário de Andrade, por exemplo, foi talvez o maior de nossos missivistas. Escreveu e recebeu cartas de Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Tarsila do Amaral, Câmara Cascudo, Pedro Nava, Fernando Sabino, só para citar alguns. O conjunto de sua correspondência não só nos ajuda a conhecer o seu pensamento, seus valores e sua própria vida, como também entender boa parte da história e da cultura brasileira do século XX. 

DINIZ, Júlio. Cartas: narrativas do eu e do mundo. 
Em: Leituras compartilhadas; cartas. 

14. (PUC-RJ) A partir da leitura do trecho da carta de Mário a Drummond (Texto 1) e do comentário anterior (Texto 2), responda aos seguintes itens. 

a) Segundo o autor, do fato de certas pessoas não terem gosto verdadeiro pela vida decorrem algumas consequências. Quais são elas? 

b) Observando a concordância nominal empregada em cada um dos enunciados a seguir, aponte as diferenças de significado existentes entre eles. 

I. Moços de tendência modernista brasileiros 
II. Moços de tendência modernista brasileira