Redação ENEM - Dicas que você PRECISA SABER!


Use uma linguagem mais simples, mas sem apelar para o coloquialismo exagerado.

Não repita palavras desnecessariamente, pois o texto fica pobre e cansativo. Busque sinônimos, especialmente quando você está treinando em casa e tem tempo para fazer isso. O seu vocabulário vai aumentar e vai ficar mais fácil pensar em palavras alternativas durante a prova.

Seja objetivo. Tente não repetir argumentos, dizendo a mesma coisa várias vezes. Preze pela qualidade do seu texto.

O seu texto deve ter ao menos três parágrafos, um para a introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão. O ideal é que o seu desenvolvimento tenha ao menos três parágrafos, dessa forma, você pode expor três argumentos diferentes para embasar a sua tese.

Aponte soluções coerentes para o problema levantado, sem fazer críticas que não tenham fundamento.

Por fim, releia o texto para corrigir pequenos erros e organizar a redação da melhor forma possível. Pense no seu interlocutor e se pergunte: “o meu ponto de vista ficou claro para o leitor?”.

A correção das redações do Enem é feita com um modelo padronizado de critérios. Ou seja, tirar a nota máxima não é sorte, é capacidade de fazer um texto que se enquadre no que é pedido. Lembre-se que um bom texto é aquele que cumpre a sua função, e no momento, a ideia é que ele se encaixe nessas 5 competências, disponíveis no Manual de Redação do Enem:


COMPETÊNCIA 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo, em prosa.

Vejamos, separadamente, o que a competência 2 propõe:

1. Compreender a proposta de Redação:
  • Ler o enunciado inicial;
  • Compreender os comandos da proposta de Redação (tudo o que deve ser feito estará escrito na proposta);
  • Compreender o tema (a respeito de que assunto deve escrever);
  • Observar o eixo e o recorte temáticos (qual parte do tema precisa direcionar a discussão);
  • Atender a todas as orientações da proposta de redação.

2. Aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento:
  • Ler atentamente os textos motivadores (geralmente são 3, bastante sucintos);
  • Sublinhar as informações que considera mais importantes para utilizá-las como fonte de argumentação no texto;
  • Abordar o tema a partir de um repertório sociocultural produtivo, ou seja, deve estar sintonizado à contextualização histórica (como era antigamente) e também sintonizando à realidade do mundo contemporâneo (como está o tema na atualidade);
  • Inserir no texto as informações que julgar mais relevantes com o objetivo de persuadir o leitor a acatar seu ponto de vista;
  • Problematizar o tema e refletir sobre causas e consequências a partir de conhecimentos interdisciplinares, ou seja, saberes de diversas áreas das ciências, sobretudo aquelas que compõem as grades curriculares das escolas (ciências da natureza, ciências exatas e ciências humanas).

3. Desenvolver o tema dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo, em prosa: 
  • Um texto escrito em prosa é organizado em períodos e parágrafos (diferentemente do gênero poema, o qual é organizado em versos e estrofes);
  • O texto dissertativo-argumentativo não deve ser visto como uma mera exposição sobre o tema proposto. Além de refletir, de maneira objetiva, sobre o que é o tema, a dissertação argumentativa requer do autor o desenvolvimento de uma tese inicial que norteie toda a argumentação inserida no desenvolvimento do texto;
  • Todos os argumentos inseridos no texto devem estar antecedidos ou seguidos do posicionamento do autor (pontos de vista a respeito do tema e dos fatos que o cercam): Esse fato/dado/informação/citação: é bom ou ruim? Melhorou ou piorou? Discorda ou concorda?
  • Selecionar a argumentação com o objetivo de persuadir o leitor a acatar seus pontos de vista;
  • A argumentação e o posicionamento do autor devem ser consistentes, ou seja, estarem embasados por dados verídicos, comprováveis;
  • Indicar as fontes de todas as informações, afirmações e negações que inserir no seu texto;
  • Mobilizar outras vozes no texto, ou seja, trazer vozes de autoridades, de profissionais especializados no assunto para sustentar ou refutar suas ideias, reforçando o poder de persuasão.