5 de setembro de 2018

Regência verbal e nominal: gabarito dos exercícios


a) "Escolha um trabalho que goste".
b) "Escolha um trabalho de que goste".
c) A regência tradicional do verbo "gostar" (com a preposição "de", já que é um verbo transitivo indireto) não é observada no texto porque ele é usado em oração subordinada adjetiva iniciada pelo pronome relativo "que". Quando esse tipo de construção ocorre, é comum os usuários da língua prescindirem do uso da preposição que estabelece a ligação entre o verbos e seus complementos.
d) No texto, o termo "trabalho" é usado com o sentido de "profissão", "ocupação", e o termo "trabalhar, como o sentido de "exercer atividade penosa, difícil, cansativa". Assim, a ideia do texto é a de que, se escolhermos uma profissão de que gostamos, exercê-la não será um sofrimento.

2. A frase 2, pois a preposição "com" exprime a ideia aproximação, e seu uso ligado ao verbo "falar" na frase sugere o sentido de maior proximidade do pai em relação aos filhos.

3. Na tira, o verbo "preocupar-se" é transitivo indireto e exige a preposição "em"; o verbo "preparar" é transitivo direto e indireto com dois complementos ("lasanha" e "para você") e "pensar" é transitivo direto (seu complemento não é ligado a ele por preposição).

4. 
a) O personagem diz "Queria ir num lugar agitado", em vez de "Queria ir a um lugar agitado". O verbo principal da locução verbal é "ir", o qual, pela norma gramatical é intransitivo.
b) Não. A regência verbal usada na tira reflete um uso comum no português brasileiro contemporâneo.


5. Sim. Com o verbo "ir" geralmente se usa nas a preposição "a" locuções adverbiais que acompanham o verbo. Ela deve combinar-se com o advérbio interrogativo "onde", resultando na forma "aonde".

6. 
a) A preposição exigida pelo verbo "confiar" é "em". A frase refeita é: "Esta é a escola em que os pais confiam" ou ainda: "Esta é a escola na qual os pais confiam".
b) O pronome relativo "que" vem antecedido pela preposição "em", pois ela é exigida pelo verbo "confiar".

7. 
a) "embalando as bebidas de que todo mundo gosta"; "das marcas em que todo mundo pode confiar."
b) Em "aquele lixo de lata vira lata de luxo", há ocorrência de trocadilho (jogo de palavras que aproximam termos que têm sons semelhantes, por meio do qual se cria uma antítese entre "lixo" e "luxo"). Esse recurso é usado para enfatizar a transformação que ocorre com a lata reciclada.

8. Alternativa a