1 de agosto de 2019

Artigo de opinião - Superpopulação carcerária (gabarito)



Clique aqui para acessar o texto e questões deste gabarito.

1. Sim, pois na linha-fina o autor afirma que o lema "lugar de bandido é na cadela" é vazio e demagógico. 

2.
a) Segundo o autor, ele é um profissional a quem não faltam credenciais técnicas e a experiência que os anos trazem. 
b) É um recurso para que aceitemos o argumento sem questionar (exemplo de citação de autoridade e sua qualidade argumentativa).
c) Em janeiro de 2012, o sistema prisional paulista recebeu a média diária de 121 novos detentos enquanto foram libertados apenas 100, ou sela, ficaram encarcerados 21 a mais todos os dias.

3. A taxa de encarceramento aumentaria e isso acarretaria a necessidade de construção de mais presídios. 

4. "Para criar uma única vaga gastamos mais da metade do valor de uma casa popular com sala, cozinha, banheiro e dois quartos, por meio da qual é possível retirar uma família da favela", Além disso, devem ser considerados também os custos com a sua manutenção (nesse caso, pode-se dizer que o recurso utilizado foi o argumento por comparação). 

5. "Ridículos" Provavelmente sua intenção é tentar convencer o leitor de que a opinião apresentada é inquestionável. 

6. A primeira é tornar a Justiça mais ágil, facilitando a progressão para o regime semiaberto, no caso dos que não oferecem perigo à sociedade, e colocando em liberdade os que já pagaram por seus crimes. A segunda é a prevenção: oferecer aos ex-carcerários qualificação profissional e trabalho decente, antes que sejam cooptados pelos marginais. A terceira é educar as classes desfavorecidas para o planejamento familiar. 

7. Todas partem do principio de que se deve reduzir a população carcerária e não aumentar a quantidade de presídios. 

8. Porque não temos prisões suficientes, e se fossem suficientes, não teríamos como mantê-las. 

9. Porque mantê-los em espaços exíguos estimula sua agressividade que, um dia, se voltará contra nós, quando eles estiverem fora das grades. 

10. Para o autor, o problema da superpopulação carcerária não se resolveria aumentando o número de presídios, e sim mudando o processo Judicial de julgamentos e trabalhando em projetos que evitassem que mais pessoas fossem presas. 

11.
a) "Para Lourival Gomes, o atual secretário da Administração Penitenciária, cuja carreira acompanho desde os tempos do Carandiru, profissional a quem não faltam credenciais técnicas e a experiência que os anos trazem, o problema da falta de vagas não será resolvido com a construção de prisões." 
b) "Para criar uma única vaga gastamos mais da metade do valor de uma casa popular com sala, cozinha, banheiro e dois quartos, por meio da qual é possível retirar uma família da favela / Esse custo, no entanto, é irrisório quando comparado aos de manutenção." 
c) "Levantamento produzido pela Folha, com base nos censos realizados nas 150 penitenciárias e nas 171 cadelas publicas e delegacias de polícia, mostra que o estado de São Paulo precisaria construir imediatamente mais 93 penitenciárias [...]"
d) "Se nossa polícia fosse bem paga, treinada e aparelhada de modo a mandar para atrás das grades todos os bandidos que nos infernizam nas ruas, estaríamos em maus lençóis. Os recursos para mantê-los viriam do aumento dos impostos? Do cortes nos orçamentos da educação e da saúde?"