1 de agosto de 2019

Texto sobre desigualdade social (gabarito)




1. A rua serve para o menino abandonado como preparação para se transformar em um adulto marginal. Assim o descaso, a violência da sociedade em relação aos meninos de rua é responsável por gerar adultos violentos. 

2. Porque a sociedade não consegue garantir o mínimo de paz social, para que todos tenham oportunidade de viver de maneira digna.  

3. Paz social é viver sem sentir pavor de tudo e de todos, tanto de crianças que roubam ou agridem, quanto de sequestradores. Entender que não é saindo do país ou exterminando essas pessoas que se alcançará a segurança. 

4. "Pivete" menino crescido; menino esperto; menino que rouba e geralmente vive nas ruas, ou que trabalha para ladrões. "Pivete é um menino bandido; crianças "desenvolvendo suas potencialidades" são as que estudam e têm acesso ao mundo da cultura, no sentido mais amplo da palavra, àquilo que desperta sua curiosidade e auxilia sua formação. 

5. Em países desenvolvidos, as crianças estudam e brincam, a infância marginal é mais comum em países subdesenvolvidos, onde as crianças, em vez de estudarem e brincarem, são obrigadas a trabalhar, em subempregos ou semiescravidão, ou a praticar crimes para sobreviverem.

6. O Brasil é um país em desenvolvimento, mas como não há igualdade de oportunidades, muitas crianças trabalham para ajudar suas famílias; outras para garantir o próprio sustento, já que, muitas vezes, não têm família; dessa forma, não usufruem dos direitos da infância que as leis garantem, como brincar e ter acesso à educação, sem poder se preparar para o futuro. 

7. 1º parágrafo: A violência contra a criança marginalizada gera mais violência, pois ela é a responsável pelo futuro adulto violento e marginal. 2º parágrafo: A sociedade é responsável pela criança e pelo adulto abandonados. 3º parágrafo: Paz social é achar anormal o extermínio de adultos e crianças, desejar mudar de país e viver sem tranquilidade. 4º parágrafo: Infância marginal é comum em países pobres e subdesenvolvidos, onde só algumas crianças vão à escola, as excluídas ficam nas ruas e têm de mendigar para sobreviver. 5º parágrafo: Esse descaso em relação aos menos favorecidos é próprio da História do Brasil. 6º parágrafo: A sociedade enxerga a situação da criança no Brasil como responsabilidade da polícia, e se esquece de que o abandono da infância é um problema social. 

8. A rua é o lugar em que as crianças abandonadas se tornam delinquentes, isto é "escola' da marginalidade, estabelece-se ai o círculo vicioso: a sociedade abandona os menores carentes e esses, mais tarde, devolvem a ela a "lição" aprendida: a violência.