13 de maio de 2015

Plano de Aula de Produção de Texto | Miniconto


PRODUÇÃO DE MINICONTOS NO TWITTER

Esse plano de aula foi publicado pela revista nova escola on line. Fiz algumas alterações e compartilho com vocês.

Ele tem o objetivo de ensinar os alunos a : identificar a adequação do uso da língua escrita em veículos diferentes; desenvolver síntese; utilizar recursos coesivos e através da reflexão, promover o amadurecimento emocional e a educação da sensibilidade. É voltado para o 1° ano do ensino médio de escola privada ou pública (podendo ser adaptado a outras séries) e tem em média duração de 7 aulas de 50 minutos cada. Para essa super aula de produção de texto, você irá precisar de minicontos impressos, em livros ou escritos á mão (no caso dos alunos que não têm computador), laboratório de informática na escola.

Primeira aula - em um dia anterior a este, peça que os alunos pesquisem na internet ou na biblioteca da escola, minicontos e que copiem ou imprimam os que mais gostarem (3 contos por aluno), faça a leitura e interpretação destes minicontos em sala de aula e explique, em forma de discussão, as características de minicontos e a ferramenta virtual Twitter.

Na segunda aula (recomendado duas aulas seguidas "dobradinha")
  • peça que produzam uma história, dentro de uma temática que agrade os alunos. Devem começar com a escrita em papel comum e não dê limites ao tamanho do texto nesta etapa, mas, avise que ele se tornará um miniconto posteriormente;
  • depois, peça que reescrevam o texto, cortando palavras ou frases que julgam desnecessárias. Explique que, nesse gênero, a descrição de personagens e cenários não é uma boa ideia, pois ocupará muito espaço, sobrando quase nada para a história central. Fale, também que, o miniconto deve sugerir em vez de contar.

Na terceira aula, após a primeira reescrita, faça um debate, em forma de círculo, sobre as ideias de cada história. No laboratório de informática, eles irão reescrever a história no computador, sem ultrapassar os 140 caracteres (regra do twitter). Pensando em uma turma de escola pública, que são muitos em uma única sala, pressuponho que, o tempo dessa aula será utilizado apenas para a reescrita, por não haver computadores suficientes. 


E na quarta aula (recomendado duas aulas seguidas "dobradinha")

  • organize os estudantes em grupos, peça que leiam os contos dos colegas e elejam o melhor texto de cada um. Oriente que levem em consideração não apenas o aspecto formal, mas também o caráter impactante.
  • recolha as outras produções e verifique se há problemas relativos a coerência, ao estilo e ao uso de conectores linguísticos.
  • no laboratório de informática, crie uma conta no Twitter, o "livro virtual" que reunirá todos os minicontos selecionados ou crie um livro impresso com os mesmos textos "devem seguir o formato do twitter.

Para encerrar, como forma de avaliação, analise com a turma os minicontos descartados e verifique o porquê de eles não terem sido escolhidos: ultrapassaram o número de caracteres estabelecido?, possuem problemas de conectores linguísticos?, não impactam o leitor?.  Aponte as deficiências encontradas e proponha que reescrevam em grupos. 



Indicação da nova escola: Livro Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século XX (org. Marcelino Freire, 240 págs., Ateliê Editorial, tel. 11/4702-5915, 34 reais).






Referência : Revista nova escola on line