8 de maio de 2015

Variedade Linguística, Normas Urbanas de Prestígio e Preconceito Linguístico


LEIA TAMBÉM:
Textos com variedades linguísticas - exercícios com gabarito
Exercícios sobre variação linguística com respostas (Enem e vestibulares)
Interpretação de texto com aspectos da língua falada
Exercício sobre Regionalismo - Interpretação de poema: O poeta da roça
Interpretação de crônica Rubem Braga - Variedade linguística

Variedade linguística é cada um dos sistemas em que uma língua se diversifica, em função das possibilidades de variação de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).
Normas urbanas de prestígio são as variedades que, em um país com a diversidade linguística do Brasil, gozam de maior prestígio político, social e cultural. São utilizadas em contextos formais de fala e escrita.
Preconceito linguístico é o julgamento negativo que é feito dos falantes em função da variedade linguística que utilizam

1) Descreva brevemente a sequência de acontecimentos da tira.
2) O que provoca a reação inesperada da moça? Por que ela fica tão chocada?
3) O que a atitude da mulher sugere a respeito do modo como as pessoas costumam avaliar diferentes maneiras de falar?

Gabarito:
1) No primeiro quadrinho, uma moça vê um rapaz muito bonito e se interessa por ele. No segundo quadrinho, ela se decepciona ao ouvir dele a seguinte pergunta: "Oi! Tem pobrema de nós bater um papo?". No terceiro quadrinho, nota-se que a moça foi embora e o rapaz fica sem entender o que aconteceu.

2) O que provoca a reação da moça é a maneira como o rapaz pronuncia a palavra problema ("pobrema") e o fato de utilizar a estrutura "de nós bater um papo" (ela provavelmente teria esperado algo como "de nós batermos um papo"). Pode-se supor que ela esperasse que um rapaz como aquele, bonito e atraente, falasse de uma forma diferente.

3) A atitude da mulher deixa implícita uma expectativa característica dos membros de qualquer comunidade linguística: a de que existe apenas uma forma "correta" de pronunciar as palavras.