29 de novembro de 2015

Leitura e Interpretação de Poema "Sonhos" Verbo - O Subjuntivo - 7ºano


ATIVIDADE EM PDF PRONTA PARA BAIXAR E SALVAR

Interpretação do poema Morada do inventor
Atividade sobre inferência de tema ou assunto principal de um texto
Atividade sobre linguagem figurada para 6ºano com tirinha
Interpretação: causo - Num rancho às margens do Rio Pardo (crenças populares)
Atividade para trabalhar corrupção (8ºano) Interpretação de charges
Interpretação sobre integridade - A parábola da pereba
Interpretação de fábula - Quem tem razão? A lebre ou o leão? (assembleia e debate)
Interpretação de texto O pequeno príncipe
Atividades de interpretação de textos 7ºano
Texto para trabalhar a cultura indígena
Leitura e interpretação de conto (6ºano) O sabiá e a girafa
Interpretação de texto Alice no país das maravilhas
Atividade de comparação entre textos (7ºano)
Atividades de interpretação de texto para 6ºano
Interpretação de crônica - Tema: leitura/menino de rua
Atividade de português com poema de Vinícius de Moraes


Leia este poema, de Elias José:

Sonhos

Se eu ganhasse na loteria
compraria dez linhas
de telefone
e me desligaria do mundo...
Acho um inferno a implicância
desta casa.
Bastou eu pegar no telefone,
para todo mundo precisar dele,
pro pai reclamar dos impulsos,
pra mãe falar que é vocação
de telefonista, que é deslumbramento.

Se fico meia horinha
batendo papo com uma amiga
ou com uma paquera especial,
vira guerra, tremor de terra,
vira eclipse e terremoto!
Interurbano então é fruto proibido
e ai de mim se ousar!...

Quando vem a conta
no fim do mês,
tenho de botar algodão nos ouvidos
pra sobreviver a falatório.

Se eu ganhasse na loteria,
compraria dez linhas,
falaria vinte horas por dia
e ai de quem implicasse!

(Cantigas de adolescer. 7. ed. São Paulo: Atual, 1992. p.10)


1. O eu lírico do poema vive uma situação que é muito comum em algumas famílias.

a) Qual é essa situação?
b) Que idade você acha que o eu lírico tem?
c) Pelos dois últimos versos, você acha que o eu lírico exagera quando fala ao telefone?
d) Você também vive um problema semelhante em sua casa?

2. O poema é construído em torno de duas situações: uma que o eu lírico imagina, e outra real, vivida no dia a dia. Observe a primeira e última estrofes.

a) Qual é a situação que o eu lírico imagina viver?
b) Que palavra da primeira estrofe introduz o eu lírico nesse mundo imaginário, hipotético?
c) Destaque as formas verbais empregadas nessas estrofes e indique o tempo e o modo em que elas estão.

3. Nas demais estrofes, o eu lírico descreve sua realidade familiar.

a) Como é essa realidade?
b) Que tempos e modo verbal predominam nessas estrofes?

GABARITO (conteúdo para assinantes do blog)
Após realizar sua assinatura (valor simbólico), você receberá um convite por e-mail para ser membro do blog. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento na plataforma PagSeguro. 
Blog fechado para professores.