27 de maio de 2016

Proposta de produção de texto | Paródia


LEIA TAMBÉM:
Atividade de produção de texto 8ºano - conto de ficção científica
Proposta de produção de texto: conto maravilhoso (9ºano)
Plano para aula de produção de texto expositivo (enumeração) 9ºano
Atividade de produção de texto (8ºano) autorretrato
Proposta de produção de texto sobre relações interpessoais
Interpretação e produção de crônica para 9º ano - Fernando Sabino (O homem nu)

Leia versos do poema "Canção do exílio", de Gonçalves Dias, poeta romântico do século XIX. Em seguida, leia os dois textos produzidos com base no texto-fonte.

Texto 1

Canção do exílio 

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam;
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
[...]

DIAS, Gonçalves. In: RAMOS, Péricles Eugênio da Silva (Sel.). 
Poemas de Gonçalves Dias. Rio de Janeiro: Edíouro. 1996. p. 19. (Fragmento).


Texto 2


 Agora faça o seguinte. 

> Escreva um poema sobre a sua terra natal, empregando alguns versos ou palavras marcantes do poema e da tira. 

> Escolha o tipo de linguagem que você vai empregar. Seus versos podem evocar sentimentos, momentos felizes ou fatos idealizados. Se preferir, produza uma história em quadrinhos semelhante à da tira de Maurício de Sousa, expressando humor. 

> Observe que o poema de Gonçalves Dias apresenta rima e ritmo, mas seu texto pode ser sem rima. Pesquise na internet outros textos intertextuais produzidos a partir do poema-fonte (Texto 1). Você pode se basear neles também. 

> Seria interessante colocar em seu texto o mesmo título do poema original. Avalie sua produção. Troque seu texto com um colega, e comentem as escolhas feitas. Verifiquem se os poemas revelam semelhanças ou correspondências com os textos que serviram como fonte de inspiração. 

> Passe seu texto a limpo. Organize com os colegas um mural de poemas na sala, sob a orientação do professor. Se quiserem, ilustrem os textos. Todos vão poder ler os poemas e dar opiniões sobre eles.

LEIA TAMBÉM: