VEJA TAMBÉM:
1. Reescreva os períodos a seguir, ligando as orações, de modo a formar um período composto por coordenação. Utilize uma conjunção conforme solicitado entre parênteses.
a) Estavam muito cansados. Conseguiram competir até o Final. (adversativa)
b) As crises eram frequentes. O governo do país estava ameaçado. (conclusiva)
c) Não foi ao jogo. Não assistiu pela TV. (aditiva)
d) Saiam rapidamente. O ônibus já está chegando. (explicativa)
2. Preencha os espaços utilizando a conjunção coordenativa adequada. Analise bem as relações possíveis entre as orações.
a) Parou perto do ponto de ônibus ___________ ficou a observar o mendigo.
b) Tinha apenas dois anos, era, __________, bem pequeno.
c) Precisava fazer cirurgia cardíaca, __________tinha muito medo.
d) O jogo foi horroroso, ____________ perdemos de 3 a 0 para o Flamengo.
e) "No Carnaval,_____________ se brinca____________ se foge para onde ninguém fala em carnaval" (Carlos Drummond de Andrade)
f) Não jogava cartas,_________ via televisão.
3. Reescreva os períodos que seguem, substituindo a conjunção explicativa pela conclusiva e vice-versa. Faça as adaptações necessárias.
a) Tinha apenas treze anos, portanto não podia ir a festas sozinho.
b) Sentiu-se arrasada, pois percebeu que sua vida era semelhante à da vizinha.
c) "Penso, logo existo." (Descartes)
GABARITO
1.
a) Estavam muito cansados, mas (porém, no entanto, entretanto) conseguiram competir até o final.
b) As crises eram frequentes; logo, (portanto/por isso) o governo do pais estava ameaçado.
c) Não foi ao jogo nem assistiu pela TV.
d) Saiam rapidamente, pois (porque/ que) o ônibus Já está chegando.
2.
a) e
b) portanto/pois
c) mas, porém no entanto, entretanto (admite e também)
d) pois/porque
e) o,ou
f) mas
3.
a) Não podia ir a festas sozinho, pois/ porque tinha apenas treze anos.
b) Percebeu que sua vida era semelhante à da vizinha, logo/portanto se sentiu arrasada.
c) Existo porque penso.
VEJA TAMBÉM: