29 de julho de 2016

Atividade sobre substantivo para 7ºano com interpretação e produção de texto

No início do século passado, alguns poetas e escritores criaram e foram influenciados por um movimento na Arte conhecido como cubismo. Na literatura, uma das ideias defendidas por esse movimento era romper com a forma de construir os textos. Para tanto, um dos recursos usados foi a produção de textos nos quais só se usavam substantivos, soltos. Veja o trecho de um texto influenciado por essa forma cubista de criar. 



Circuito fechado 

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos [...], telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis [...]. Bandeja, xícara pequena. [...] Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete [...], cadeiras, esboços de anúncios, fotos [...], bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis [...], quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. [...] Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel [...], telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta [...], papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal [...], papel e caneta. Carro. [...] Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. [...] Poltrona, livro. [...] Televisor, poltrona. [...] Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama [...], espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. 

RAMOS, Ricardo. In: JOZEF, Bella (sel). Melhores contos de Ricardo Ramos
São Paulo: Global, 200l. p. 59-60. (Fragmento). 

1. O que essas palavras nomeiam? 

2. Marque a alternativa que melhor descreve do que se trata a lista de nomes separados por vírgulas e pontos. 

> Substantivos que nomeiam objetos que existem em uma casa. 
> Substantivos que indicam objetos usados por uma pessoa para realizar diferentes ações durante o dia. 
> Verbos que indicam as ações de uma pessoa desde que acorda. 

3. Você acredita que o texto conta uma história? Explique. 

4. Como explicaria o título "Circuito fechado"? (Para responder, observe o início e o final do texto). 

5. Agora é sua vez! Produza com seus colegas um pequeno relato usando só substantivos.

GABARITO

1. Objetos de higiene pessoal, elemento da natureza (água), peças de vestimenta, objetos pessoais, utensílios e objetos domésticos e de escritório. 

2. Substantivos que indicam objetos usados por uma pessoa para realizar diferentes ações durante o dia. 

3. O texto fala de um dia no cotidiano da personagem, relatando ações corriqueiras, como levantar, fazer sua higiene pessoal, tomar seu café da manhã e trabalhar. 

4. Como o texto descreve ou relata o dia de uma pessoa desde que acorda até quando vai se deitar (o que é possível observar pela referência, no final, assim como no início, aos objetos de higiene pessoal), é possível associar isso a um ciclo, ou seja, a um circuito que se completa, a um "circuito fechado". 
Professor: talvez seja necessário discutir com os alunos o sentido da palavra circuito para ajudá-los a compreender o sentido de circuito fechado e a sua relação com o texto. Uma ideia é consultar o dicionário e analisar, com eles, o(s) sentido(s) adequado(s) ao contexto. 

5. Resposta pessoal. Sugestão: Ex-namorados Sorriso, olhares, abraços, beijos, amor! Dúvida, ciúme, dúvida, ciúme, briga, dúvida... Lágrima, separação, lágrima, lágrima... Tristeza, desamor, rancor... 
Professor: sugerimos que você seja o escriba do texto na questão 5. Uma estratégia que pode ser interessante é propor que os alunos primeiramente pensem na situação que querem relatar e que depois façam uma lista de substantivos que podem se relacionar à situação escolhida. Esta será uma boa oportunidade de verificar se eles conseguiram compreender o que é substantivo, sem confundi-lo com outras classes de palavra. Caso aconteça de selecionarem palavras que não sejam substantivos, coloque-as em discussão, perguntando o que elas nomeiam. Você pode aproveitar para propor que se refiram a substantivos que nomeiem elementos abstratos também, como sentimentos.