16 de agosto de 2016

Interpretação de artigo de opinião sobre violência, desigualdade social e infância


Paz social

Está provado que a violência só gera mais violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega 'condições básicas de vida. 
Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são, em menor ou maior escala, vítimas. São vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social. 
Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque num país civilizado não existe pivete. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades. Paz é não ter medo de sequestradores. É nunca desejar comprar uma arma para se defender ou querer se refugiar em Miami. É não considerar normal a ideia de que o extermínio de crianças ou adultos garanta a segurança. 
Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não à escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre um país desenvolvido e um país de Terceiro Mundo. 
É também entender a História do Brasil, marcada por um descaso das elites em relação aos menos privilegiados. Esse descaso é simbolizado por uma frase que fez muito sucesso na política brasileira: caso social é caso de polícia. 
A frase surgiu como uma justificativa para o tratamento dado ao trabalhador no começo do século. Em outras palavras, é a mesma postura que as pessoas assumem hoje em relação à infância carente e aos meninos de rua. 

DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, adolescência e os direitos humanos no Brasil. 16. ed. São Paulo: Ática, 1993.


QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO (gabarito no final)

1. Segundo Gilberto Dimenstein, "a violência só gera mais violência". Qual é o primeiro argumento do texto que apoia essa afirmação? Reproduza-o com redação própria. 

2. Por que tanto adultos quanto menores abandonados são vítimas da sociedade? 

3. Segundo o articulista, o que significa "paz social"? Explique sem copiar as palavras do texto. 

4. Procure no dicionário o significado da palavra "pivete" e copie-o em seu caderno. Em seguida, explique a diferença entre "pivete" e "crianças desenvolvendo suas potencialidades".

5. Relacione "infância marginal" com "países desenvolvidos" e "países subdesenvolvidos".

6. Segundo o texto, o Brasil se insere em que tipo de país? Por quê? Justifique sua resposta.

7. O texto é composto de seis parágrafos. Resuma cada um deles em uma única frase. 

8. No primeiro parágrafo, o artigo se refere à rua; no último, também. Explique qual é a ligação entre o que se diz no começo e o que se diz no fim do texto.