19 de setembro de 2016

Atividades de interpretação de textos 7ºano


**Gabarito no final**

Leia o texto para responder às questões 01 e 02.

Tenho boas lembranças da minha mãe nessa época. Era carinhosa, magra, morena, e se vestia bem mesmo em casa, com roupa que ela mesma costurava. Forrava as gavetas com toalhas de renda, fazia as panelas brilharem e, quando me via sujo na rua, chamava para que eu me lavasse. Todos diziam que era uma mulher prestimosa; eu achava linda essa palavra.
À tarde, com minha irmã na escola, íamos ver meu irmão na rua João Teodoro. Ela subia devagar as escadas do sobrado e sentava na cadeira de balanço do meu avô, para descansar do esforço. Depois, punham meu irmão no colo dela e ela o cobria de beijos. Eu não tinha ciúme, achava bonito vê-la rindo com meu irmão pequeno no colo.
[...]

VARELLA, Drauzio. Os balões. In: Nas ruas do Brás. São Paulo: Companhia
das Letrinhas, 2000. p. 33. (Coleção Memória e História).

1. O trecho “Forrava as gavetas com toalhas de renda, fazia as panelas brilharem [...]” é um exemplo de que a mãe era uma mulher

a) vagarosa.
b) afetuosa.
c) carinhosa.
d) prestimosa.

2. O texto revela ações que

a) ainda acontecerão, mas um dia serão esquecidas pelo narrador.
b) já ocorreram, mas continuam presentes na lembrança do narrador.
c) serão recuperadas, mesmo que o narrador queira esquecê-las.
d) voltarão a acontecer, mesmo que o narrador as esqueça.

Leia o texto para responder à questão 03.

Na mosca!
Confira o desafio matemático proposto pelo Zíper – veja se consegue matar a charada

Meu amigo Dardobaldo não consegue passar uma tarde sem jogar dardos. De tanto ficar horas na frente dos alvos que prega na prega na parede do quarto, o garoto está tirando notas baixas no colégio. Sua maior dificuldade é com matemática!
Seu pai, sabendo que o filho ficaria muito triste se não pudesse mais jogar dardos, resolveu unir o útil ao agradável. Inventou um jogo de dardos no qual, para vencer, é preciso usar a matemática. 
O objetivo é o seguinte: somar 100 pontos, usando quantos dardos quiser. Será que você encontra a reposta? Uma dica: comece tentando somar 50.

Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/na-mosca/>. Acesso em: 01
de janeiro de 2016.


3. Os verbos grifados no texto estão no singular e indicam ações praticadas

a) pelo pai.
b) pelo filho.
c) por Zíper.
d) por você.

HABILIDADES

Questão 1: Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto. (H06- 7º Ano EF- Matriz do SARESP)

Questão 2: Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de marcadores temporais ou espaciais em um texto (relato, biografia, autobiografia, conto, notícia).

Questão 3: Identificar aspectos linguísticos em funcionamento em um texto (concordância verbal e concordância nominal).


GABARITO
D | B | A