1. Sublinhe os substantivos coletivos e explique o significado de cada um deles. Se for necessário, consulte o dicionário.
a) O pessoal entrou no pomar.
b) A multidão invadiu a praça.
c) A gata protegia sua ninhada.
d) Quando a orquestra acabou de tocar, a plateia aplaudiu.
e) A torcida vibrou quando o time entrou em campo.
f) O elenco da peça voltou ao palco e agradeceu ao público pelos aplausos.
g) Os policiais prenderam a quadrilha que assaltou o banco.
h) Os cientistas estão estudando a flora e a fauna dessa ilha.
2. Sublinhe os substantivos abstratos presentes abaixo e escreva o antônimo de cada um deles.
a) A bondade desse homem.
b) A simpatia dessa moça.
c) A valentia desse rapaz.
d) A beleza desse rosto.
e) A rapidez desse atleta.
f) A utilidade dessa ferramenta.
g) A dificuldade desse trabalho.
h) A honestidade desses homens.
i) A felicidade dessas crianças.
3. Escreva uma frase em que apareça o coletivo de:
a) pessoas
b) aves
c) artistas
4. Complete os espaços do texto com os substantivos abaixo. Atenção: nem todos os substantivos devem ser usados.
água - águas - cardumes - corpo - ave - aves - velocidade - pinguim - asa - asas - nadadeiras - remos - réptil - penas - sucesso
Para que servem as asas do pinguim?
Ao contrário do que ocorre com a maioria das_______, as_______do_______não são usadas para voar, mas para dar uma forcinha embaixo d'água. Elas atuam na verdade como eficientes_______, com________muito semelhantes às escamas dos répteis: estruturas rígidas que as fazem funcionar como verdadeiros________. Depois que empurram a________, as asas retornam junto às laterais do _________reduzindo o atrito e levando o bicho a aproveitar ao máximo o impulso obtido.
Graças a essa característica, os pinguins são as aves campeãs em________na água, o que lhes permite perseguir_________e capturar peixes com grande__________.
a) Agora que você já completou o texto, responda: que importância têm as asas do pinguim na sua busca por alimento?
b) Escreva o significado que as palavras a seguir têm no texto. Se necessário, consulte um dicionário.
- eficientes
- atuam
- rígidas
- perseguir
- reduzindo
- capturar
c) Crie uma outra frase que possa servir de título ao texto.
d) Classifique estes substantivos em concreto ou abstrato.
- asas
- velocidade
- água
- sucesso
e) Qual substantivo coletivo foi usado no texto? O que ele designa?
5. Usando apenas as palavras do quadro abaixo, forme substantivos compostos.
6. Relacione cada substantivo composto a seu significado. Use o código.
(a) alto-falante
(b) alto-mar
(c) queda-d'água
(d) cachorro-quente
(e) joão-ninguém
(f) bate-boca
(g) pronto-socorro
(h) para-choque
a) A parte mais afastada do mar, de onde não se vê mais a terra. ( )
b) Pessoa considerada insignificante, sem nenhuma importância ou valor. ( )
c) Discussão violenta. ( )
d) Barra de aço colocada à frente e atrás de um veículo para protegê-lo contra os danos de uma batida. ( )
e) Sanduíche de pão, salsicha e molho. ( )
f) Aparelho que torna o som mais forte. ( )
g) Hospital para casos de emergência. ( )
h) Lugar em que as águas de um rio caem de uma grande altura. ( )