Figuras de linguagem em tirinhas





1. Os ratinhos da tirinha acima estão namorando sob a luz das estrelas. Que figura de linguagem o ratinho emprega para atender ao pedido da ratinha?

2. Identifique uma figura de linguagem empregada na tira abaixo.


3. Observe as tirinhas a seguir e responda:
a) Quais são as figuras de linguagem presentes em cada uma delas?
b) Transcreva o fragmento em que aparece a figura de linguagem.
c) Explique o efeito de sentido produzido.

Tirinha 1


Tirinha 2

Tirinha 3

Tirinha 4 

Tirinha 5

Charge 1 


GABARITO
1. Metáfora

2. Há séculos - hipérbole

3.
Tirinha 1 
Personificação: “os animais sempre parecem estar contentes”, conferindo sentimentos humanos a animais.

Tirinha 2
Paradoxo: “Você é muito pequena” X “você já é uma mocinha”, opondo ideias referentes ao que pode ser feito por uma criança e atitudes que não devem ser tomadas por “mocinhas”.

Tirinha 3
Metáfora:matando tempo”, o tempo não está sendo literalmente morto, mas a expressão, metaforicamente, indica que ele está passando, acabando.

Personificação: “Espero a vida derramar”, como a dvida não tem braços, ela não pode executar a ação de darramar, logo, está sendo atribuída uma ação humana a um ser inanimado.

Ironia: “Espero que a poltrona seja confortável”, ironicamente, Haroldo indica não acreditar que a vida trará sabedoria e felicidade para Kalvin, daí a ideia de que ele ficará muito tempo esperando em uma poltrona confortável.

Tirinha 4
Metonímia: “Reunião das ranzinzas”, indicando uma característica que traduz o comportamento em geral de todas as meninas.

Metáfora: “a gente quebra o gelo”, comparando a eliminação da frieza entre as relações com o calor do beijo que o Snoopy dá em Lucy.

Tirinha 5
Eufemismo: fraqueza ética”, indicando de uma maneira mais sutil que Garfield devorará o peixinho.

Charge 1
Metonímia:pontes, elevados e viadutos” são elementos que representam algo mais amplo: o progresso, um bom governo. 

Ironia:não teremos mais problema de moradia”, indicando a falta de infra-estrutura e moradia para todos, pois na verdade, essas pessoas continuarão dormindo nas ruas, sem um lar.