11 de setembro de 2016

Texto para trabalhar a cultura indígena


O papel das lendas e mitos na cultura indígena 
Entenda como os índios passam seus conhecimentos de geração a geração 


[...] As lendas [indígenas] são divertidas e temperadas de muita imaginação - índios que falam com animais, estrelas que caem na Terra, guerreiros que vão para o céu. Numa delas a Lua e o Sol, que eram irmãos, se apaixonaram e, como castigo, nunca mais puderam se encontrar. Por isso, até hoje quando a Lua sai o Sol se esconde. Se você reparar, nessa lenda há mais do que uma simples explicação para o dia e para a noite. Ela ensina aos pequenos índios como devem se comportar na tribo, em outras palavras, ensina que é errado o namoro entre irmãos. Legal, não é mesmo? [...] 
Vale lembrar que os índios não possuem registros escritos e, em geral, são os mitos e as lendas de cada tribo que repassam a cultura desse povo ao longo dos anos. Como são contadas de geração a geração, certamente essas histórias se transformaram com o tempo. [...] Ainda assim, a partir dessas lendas podemos imaginar como viviam os índios há cerca de 4 mil anos. 
Mas quem nos contou as lendas? Ora, os próprios índios! Saiba que hoje cerca de 180 tribos habitam o nosso país. E que essas tribos estão cada vez mais preocupadas em preservar a sua cultura. Por isso, para elas é muito importante que as pessoas conheçam seus hábitos e costumes. Afinal, os índios são tão importantes para a história do Brasil quanto os nossos ancestrais portugueses e africanos! 

Maria Ganem. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-papel-das-lendas-e-mitos-na-culturaindigenal>. Acesso em: 18 fev. 2015.

O último parágrafo do artigo cita dois motivos para a divulgação das lendas indígenas. Identifique-os. 

Para refletir:  As lendas são narrativas contadas pela tradição oral através dos tempos para transmitir algum ensinamento ou explicar algum fato. 
Como elas revelam muito sobre os povos que as criaram, é importante valorizar seu registro escrito, como um meio de resgate e de transmissão para as gerações futuras. 


Gabarito
A divulgação é necessária para os indígenas, pois é uma forma de preservar sua cultura, e é valiosa para nós, pois assim podemos conhecer seus hábitos e costumes.