18 de outubro de 2016

Atividade com interpretação de conto para 6ºano - Conto de todas as cores (Mário Quintana)


Leia o texto abaixo com atenção. 

Conto de todas as cores 

Eu já escrevi um conto azul, vários até. Mas este agora é um conto de todas as cores. Sim, porque era uma vez uma menina verde, um menino azul, um negrinho dourado e um cachorro com todos os tons e entretons do arco-íris. 
Até que, devidamente nomeada pelo Senhor Prefeito, veio ao seu encontro uma Comissão de Doutores - todos eles de preto, todos eles de barbas, todos eles de óculos. E, por mais que cheirassem e esfregassem os nossos quatro amigos, viram que não adiantava nada e puseram-se gravemente a discutir se aquilo poderia ser de nascença ou... 
 Mas nós não nascemos   interrompeu o cachorro.  Nós fomos inventados.

QUINTANA Mário. Conto de todas as cores. In: Lili inventa o mundo. São Paulo: Global Editora. © by Elena Quintana. 


a) Há elementos sobrenaturais no texto Conto de todas as cores? Justifique. 
b) É possível dizer que, no mundo da fantasia, tudo é possível? Por quê? 
c) As histórias imitam a vida ou expressam desejos mais profundos. Se você fosse um escritor ou inventor e tivesse o poder de criar, o que criaria para deixar o mundo mais feliz? Justifique sua resposta. 

GABARITO

a) Sim, pois não existem meninos azuis e dourados, meninas verdes e cachorros com todas as cores do arco-íris. Além disso, há um cachorro que fala. 
b) Sim, pois, de acordo com o conto, as coisas podem ser inventadas e a imaginação pode criar objetos e situações extraordinários. 
c) Resposta pessoal.