Atividade para discutir estereótipos, machismo e preconceito contra a mulher (ensino médio)


**Gabarito no final**

Leia a tira e responda:

a)  O cartunista parte de uma imagem de mulher para criar o efeito de humor. Que imagem é essa? 
b) Que elementos do texto participam da construção dessa imagem? 
c) Por que podemos afirmar que essa imagem é estereotipada? 
d) Qual é o perfil do interlocutor da tira? 

GABARITO

a) O texto trabalha com a imagem de mulher como alguém consumista e que não é independente financeiramente. 

b) No texto, a "simpatia para pegar mulher" consiste em colocar um cartão de crédito como "isca" em uma ratoeira. A sugestão é óbvia: como deseja poder comprar o que quiser e ter alguém que pague as suas contas, a mulher seria atraída pelo cartão de crédito e cairia na armadilha preparada para capturá-la. 

c) Apresentar a mulher como alguém que seja atraída por um cartão de crédito, uma consumidora tão compulsiva que não consiga resistir à tentação da ratoeira, revela, obviamente, uma imagem preconceituosa sobre as mulheres. É como se elas fossem incapazes de decidir, racionalmente, o que deve ou não ser comprado. Um outro estereótipo que aparece na tira é a contrapartida da mulher que cairia na ratoeira, ou seja, a complementação da visão machista de que todo homem "pega mulher", o que, é claro, também não corresponde à realidade. 

d) O perfil de interlocutor de uma tira humorística é bem genérico. De modo geral, são pessoas críticas, que identificam os estereótipos, acham graça neles e se divertem com ironias e jogos de palavras.