27 de fevereiro de 2017

Interpretação de texto curto para ensino médio (1ºano) - Cultura popular x cultura erudita


[...] a cultura popular é pensada sempre em relação à cultura erudita, à alta cultura, a qual é de perto associada tanto no passado como no presente às classes dominantes. De fato, ao longo da história, a cultura dominante desenvolveu um universo de legitimidade própria, expresso pela filosofia, pela ciência e pelo saber produzido e controlado em instituições da sociedade nacional, tais como a universidade, as academias, as ordens profissionais (de médicos, advogados, engenheiros e outras). Devido à própria natureza da sociedade de classes em que vivemos, essas instituições estão fora do controle das classes dominadas. Entende-se então por cultura popular as manifestações culturais dessas classes, manifestações diferentes da cultura dominante, que estão fora de suas instituições, que existem independentemente delas, mesmo sendo suas contemporâneas. 

SANTOS, José Luis dos. O que é cultura. 
São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 44-45. (Coleção Primeiros Passos). (Fragmento). 


Atividades prontas para professores de acordo com a BNCC


Glossário:

Cultura: na antropologia, significa o conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes e demais produtos culturais (como música, cinema, pintura, etc.) que distinguem um grupo social. 
Popular: relativo ou pertencente ao povo. 
Erudita: de cultura ampla e refinada. 
Classes dominantes: classes sociais que controlam a esfera político-econômica. 
Universo de legitimidade própria: um mundo próprio que legitima, define como verdadeiro, genuíno. 
Sociedade de classes: aquela em que as pessoas são divididas em grupos sociais de acordo com o papel que desempenham na produção de riqueza, além de outras características. 
Contemporâneas: que ou o que viveu ou existiu em uma mesma época. 

1. Conforme o fragmento acima, a cultura erudita (também chamada de alta cultura) está relacionada a que classes sociais? 

2. Qual o perfil das pessoas ligadas a essas classes sociais? O que elas apreciariam ou consumiriam como cultura? (Considere o significado de "cultura" no glossário.) 

3. E quanto à cultura popular: ela estaria ligada a que classes sociais? 

4. E qual seria o perfil das pessoas ligadas a essas classes: o que elas apreciariam ou consumiriam como cultura? (Considere também o significado de "cultura" no glossário.) 

Gabarito

1. De acordo com o texto, a cultura erudita sempre esteve ligada às classes dominantes. 

2. Essas pessoas estariam ligadas a certas classes mais ricas e poderosas. Elas apreciariam filosofia, ciência e quaisquer outros saberes produzidos pelas academias. 
É importante garantir, na discussão, o levantamento de hipóteses sobre aquilo que se espera como bens culturais apreciáveis pelo perfil de pessoas da classe dominante: tipo de música, de pintura, forma de cinema, etc. Espera-se que eles façam referência aos produtos considerados eruditos, como a pintura e a música clássicas, por exemplo. 

3. Às classes mais baixas. São os trabalhadores, aqueles que não detêm os meios de produção nem grande fortuna. 

4. Essas pessoas, por não terem muito acesso aos mesmos produtos da cultura dominante, têm seus próprios produtos ou suas próprias manifestações culturais. 
É importante garantir que os alunos tomem como parâmetro, no levantamento de hipóteses, aquilo que se espera como bens culturais apreciáveis pelo perfil de pessoas das classes mais populares: tipo de música, de cinema, de pintura, etc. Espera-se que eles façam referência aos produtos mais populares.