20 de março de 2017

Exercícios sobre operadores argumentativos (conjunções) Texto expositivo sobre abolicionismo


A seguir, você lerá um texto expositivo sobre abolicionismo. Os operadores argumentativos foram substituídos por números. 

No decorrer do século XIX crescem as campanhas abolicionistas. Em 1850, a Lei Eusébio de Queirós proíbe o tráfico de escravos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre declara livres os filhos de mulher escrava que nascessem a partir daquela data. Em 1885, a Lei dos Sexagenários concede a liberdade aos escravos com mais de 60 anos. (1) escravos continuarem a chegar ao Brasil através de contrabando, e da Lei Sexagenária praticamente não funcionar (2) um escravo raramente completava 60 anos, há uma queda vertiginosa na entrada de escravos no país a partir de 1850 e aumenta gradativamente o número de negros livres. 
Essas leis são fruto de uma forte pressão abolicionista. São negros, mestiços, ex-escravos sensíveis e solidários aos escravos. São intelectuais que tinham como referencial as doutrinas liberais [...] e o exemplo internacional (desde 1865, Brasil e Cuba são os únicos países a manter a escravidão na América). São, (3), industriais e grandes comerciantes que consideravam mais vantajoso o trabalho assalariado. [...] 
(4), podemos enquadrar a abolição dos escravos tendo como ponto de partida três princípios: as revoltas e rebeliões negras, que marcaram todo o período escravocrata; fatores socioeconômicos que forçavam a troca do trabalho escravo pelo trabalho assalariado; e, (5), as campanhas abolicionistas. Essas campanhas foram de duas ordens: existia uma corrente moderada que queria que a abolição acontecesse através do debate parlamentar; (6) uma corrente radical que defendia a abolição (7) através da insurreição popular e escrava. 

OLIVEIRA, Nelson Silva. Vultos negros na história do Brasil. 2. ed. Brasília: 
Ministério da Justiça, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 2001. p. 34-35. (Fragmento). 


1. Indique quais dos operadores argumentativos apresentados a seguir podem substituir cada número no texto. 

porém - e - no mínimo - não só - mas - por fim - mesmo que - inclusive  - porque - ainda - assim - apesar de 

2. Agora, reescreva as frases em que esses operadores aparecem, substituindo-os por outros, mas mantendo um sentido equivalente. Talvez seja necessário fazer adaptações. 

GABARITO

1. (1) Apesar de, (2) porque, (3) ainda, (4) Assim, (5) por fim, (6) e (7) mesmo que.

2. Resposta pessoal. Sugestões: Embora escravos continuassem a chegar ao Brasil através de contrabando, e embora a Lei Sexagenária praticamente não funcionasse, já que um escravo raramente [...]. São, também, industrias e grandes comerciantes [...]. Desse modo, podemos enquadrar a abolição [...] trabalho assalariado; e, finalmente, as campanhas abolicionistas. Essas campanhas [...] debate parlamentar; bem como uma corrente radical que defendia a abolição ainda que através da insurreição [...]