27 de abril de 2017

Questões de português com descritores para 6ºano Interpretação sobre consumo de água


Leia os textos para responder às questões 1 a 5. 

Texto 1 

O BANHO DE NINA 

(De Ana Cristina Melo, com ilustrações de Cris Alhadeff. Editora Escrita Fina) 

Ao saber que a água do mundo poderia acabar, Nina ficou preocupada e começou a matutar soluções pra esse problema. Suspender a escovação de dentes? Pedir para o papai não lavar o carro? Deixar de usar a descarga? Conheça as ideias dessa menina disposta a impedir uma seca generalizada. 

Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/e-dia-da-agua/>. Acesso em:6 fev. 2015. (Adaptado). 


Texto 2 

A ÁGUA 

O consumo mundial de água triplicou em 1950. Mas as reservas de água do nosso planeta não acompanharam o aumento do consumo, continuando, assim, nos mesmos níveis. 
O que chama atenção, também, é que nas últimas décadas o consumo médio de água tem se ampliado cerca de 50%. 
Usando uma torneira aberta durante 5 minutos, para escovar os dentes ou fazer a barba, se gasta em média 12 litros de água. Algumas maneiras de economizar até 2 litros de água são: escovar os dentes utilizando um copo de água, fazer a barba colocando um tampão na pia. 
Uma torneira que fique gotejando um dia inteiro gasta cerca de 45 litros de água. Outra atitude que desperdiça muita água é um banho demorado. 
Uma descarga chega a gastar 19 litros de água. Por isso recomenda-se que sejam trocadas as válvulas de descarga antigas por válvulas novas que têm duas opções de descarga, e para quem não pode trocar a descarga devem-se evitar descargas desnecessárias e prolongadas. 
Devemos ter consciência de que a água é um bem essencial para a vida de todos, pois nós podemos passar até 28 dias sem comer, mas apenas três dias sem água. 

Disponível em: https://www.acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-agua-4o-ou-5o-ano/. Acesso em: 27 abr. 2017. (Adaptado). 


QUESTÃO 1 

O texto 1 é um anúncio de um livro infantil, e o texto 2, um texto usado na escola. Ambos tratam da falta de água no nosso planeta, mas somente o texto: 
a) 2 avisa que a água pode acabar. 
b) 1 dá dicas de como economizar água. 
c) 1 informa sobre o aumento do consumo nos últimos anos. 
d) esclarece que podemos ficar apenas 3 dias sem água. 

Nível de dificuldade: médio

Justificativas
a) Resposta incorreta: O aluno que optou por essa alternativa não atentou que o texto 1 dá essa informação. 
b) Resposta incorreta: Ao fazer essa opção, o aluno não atentou para o fato de que o texto 2 também dá dicas de como economizar água. 
c) Resposta incorreta: O aluno que escolheu essa alternativa não notou que o texto 2 informa sobre o aumento do consumo de água nos últimos anos. 
d) Resposta correta: O aluno que selecionou essa opção reconheceu que somente o texto 2 dá essa informação. 

D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos. 

Comentário 
O item avalia a habilidade do aluno de reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos. Nesse caso, ambos os textos tratam da água, mas somente o segundo traz a informação de quanto tempo o ser humano aguenta ficar sem bebê-la.

QUESTÃO 2 

A finalidade do texto 1 é: 
a) informar que a água do mundo pode acabar. 
b) contar que Nina ficou preocupada com a situação da água. 
c) fazer a propaganda do livro "O banho de Nina".
d) incentivar os leitores a não escovarem os dentes.

Nível de dificuldade: médio.

Justificativas 
a) Resposta incorreta: O aluno que fez essa opção atentou-se, possivelmente, apenas à frase que menciona que a água pode acabar, mas não conseguiu identificar a finalidade do texto. 
b) Resposta incorreta: Ao fazer essa escolha, o aluno demonstrou ter atentado apenas para a frase que diz que Nina ficou preocupada com a água, mas não identificou a finalidade do texto. 
c) Resposta correta: O aluno que optou por essa alternativa demonstrou ter identificado a finalidade do texto. 
d) Resposta incorreta: Ao selecionar essa alternativa, o aluno demonstrou não ter identificado a finalidade do texto e ter, possivelmente, feito sua escolha baseado apenas numa indagação de Nina. 

D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 

Comentário 
O item avalia a habilidade do aluno de identificar a finalidade de textos diversos. No caso desse texto, trata-se de um anúncio publicitário de um livro infantil sobre a escassez da água e maneiras de economizá-la. Isso é reforçado no enunciado da questão 1. 

QUESTÃO 3

De acordo com o texto 2, uma torneira pingando o dia todo desperdiça mais ou menos:
a) 12 litros de água.
b) 45 litros de água.
c) 19 litros de água.
d) 2 litros de água.

Nível de dificuldade: fácil.

Justificativas 
a) Resposta incorreta: O aluno que fez essa opção provavelmente confundiu-se, pois 12 litros é o quanto se gasta ao escovar os dentes com a torneira aberta. 
b) Resposta correta: O aluno que assinalou essa alternativa compreendeu adequadamente a pergunta e soube localizar a informação que está explícita no texto. 
c) Resposta incorreta: Nesse caso, é possível que o aluno tenha se confundido com o quanto se chega a gastar de água com a descarga do banheiro. 
d) Resposta incorreta: O aluno que assinalou essa opção provavelmente confundiu-se com a quantidade de água que se pode economizar ao escovar os dentes usando um copo ou ao fazer a barba colocando um tampão na pia. 

D1 - Localizar informações explícitas no texto. 

Comentário 
O item avalia a habilidade do aluno de localizar informações explícitas no texto. Nesse caso, a informação requerida está explícita no 4º parágrafo: cerca de 45 litros de água são gastos com uma torneira gotejando o dia todo. 

QUESTÃO 4 

O assunto principal do texto 2 é: 
a) o fato de as pessoas terem diminuído o consumo de água nos últimos anos. 
b) a necessidade de aumentar o consumo da água. 
c) a necessidade de economizar água. 
d) a quantidade de água gasta no dia a dia de uma casa.
Nível de dificuldade: difícil.

Justificativas
a) Resposta incorreta: O aluno que marcou essa opção provavelmente confundiu o fato de as pessoas terem de diminuir com terem diminuído o consumo de água.
b) Resposta incorreta: O aluno que assinalou essa alternativa não entendeu o texto, que trata justamente do oposto disso. O respondente pode ter confundido a necessidade de aumentar o consumo com a necessidade de aumentar a economia de água.
c) Resposta correta: O aluno que assinalou essa alternativa compreendeu, corretamente, que o texto trata da necessidade de economizar água.
d) Resposta incorreta: O aluno que assinalou essa opção atentou-se somente para os exemplos da quantidade de água gasta no dia a dia de uma casa, mas não compreendeu que o assunto principal era a necessidade de diminuir esse consumo.

D6 - Identificar o tema de um texto.

Comentário
O item avalia a habilidade do aluno de identificar o tema de um texto. No caso desse texto, o tema é a necessidade de economizar água, já que ela é um recurso não renovável na natureza e pode acabar.

QUESTÃO 5 

"O consumo mundial de água triplicou em 1950." A palavra destacada significa: 
a) aumentou três vezes.
b) diminuiu. 
c) dobrou. 
d) aumentou trinta vezes. 

Nível de dificuldade: médio 

Justificativas 
a)  Resposta correta: O aluno que marcou essa opção inferiu corretamente o sentido da palavra em destaque: multiplicar por três. 
b) Resposta incorreta: O aluno que assinalou essa alternativa possivelmente não entendeu o texto e fez sua escolha de maneira aleatória. 
c) Resposta incorreta: Nesse caso, é possível que o aluno tenha entendido que o consumo aumentou, mas não inferiu corretamente o sentido de triplicou. 
d) Resposta incorreta: O aluno que assinalou essa opção não compreendeu o sentido de triplicou e, provavelmente, baseou-se no início semelhante entre trinta e triplicou. 

D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 

Comentário
O item avalia a habilidade do aluno de inferir o sentido de uma palavra no contexto. No caso dessa frase do texto, a palavra triplicou significa que o consumo de água aumentou três vezes.