31 de maio de 2017

Substantivos próprios e comuns - exercício contextualizado para 4ºano



Festival de bandeiras 

A comida brasileira é uma mistura de especialidades de outros países. 
O arroz e o feijão foram trazidos pelos europeus e viraram comida típica brasileira. 
O hambúrguer veio dos Estados Unidos. A pizza foi criada na Itália. A salsicha foi feita pelos alemães. O sushi é invenção japonesa. E a batata frita foi popularizada pelos franceses. 

Revista Recreio. Coleção Para Saber Mais - A Enciclopédia do Estudante - Ciências Humanas. São Paulo: editora Abril, 2000.

2. Escreva o nome dos alimentos que aparecem nesse texto. 

3. O nome dos alimentos foi escrito com letra inicial: 
a) minúscula 
b) maiúscula

4. Escreva o nome das suas três frutas preferidas. 

As palavras que você escreveu são substantivos comuns

5. Escreva o nome de países que aparecem no texto. 

6. O nome dos países foi escrito com letra inicial: 
a) minúscula 
b) maiúscula 

7. Complete as frases. 
O meu nome é ____________________. 
O nome da minha cidade é ____________________.
O nome da minha rua é _______________________.
O nome da minha escola é ______________________.
O nome do meu professor é _______________________.
O nome do meu melhor amigo é ____________________.

As palavras que você escreveu são substantivos próprios.


GABARITO

2. Arroz, feijão, hambúrguer, pizza, salsicha, sushi e batata frita.

3. Alternativa A.

4. Resposta pessoal.

5. Estados Unidos, Itália. 

6. Alternativa B.

7. Respostas pessoais.