Interpretação de texto 6ºano - Kotick, a foca


Leia o seguinte texto, extraído de um clássico da literatura mundial. 

Kotick, a foca 

[...] 
Focas bebês sabem tanto de nadar quanto bebês humanos. A diferença é que não sossegam, enquanto não aprendem. Na primeira vez em que Kotick entrou no mar, uma correnteza o carregou até o fundo. Sua grande cabeça afundou, suas nadadeiras foram forçadas para cima, tudo como sua mãe havia lhe avisado, na canção de ninar. Se uma onda não o tivesse trazido de volta, teria se afogado. 
Depois disso, aprendeu a lição. Entrava numa poça de água represada e deixava que o respingo das ondas o cobrisse, fazendo-o flutuar, enquanto chapinhava. Kotick ficava sempre de olho atento para as ondas maiores, que poderiam machucá-lo. 
Por duas semanas, ficou treinando como usar suas nadadeiras. Entrava na água e saía, sempre tossindo e resmungando. Então, arrastava-se para a areia mais no alto e tirava uma soneca. Assim foi, até que ele finalmente se convenceu de que ficava mais à vontade dentro d'água. 
[...] 
O livro da selva, de Rudyard Kipling. São Paulo: Melhoramentos, 1996. p. 107. 


1. O que achou de Kotick? 

2. Kotick é uma foca macho ou fêmea? 

3. Focas bebês, segundo o texto, sabem nadar? 

4. Como foi a primeira experiência de Kotick ao entrar no mar? 

5. O que a foquinha fazia para aperfeiçoar seu nado? 

6. Desenhe o personagem Kotick e o lugar em que ele vive. 

GABARITO

1. Pessoal

2. Kotick é uma foca macho. Podemos confirmar isso em trechos como: "Se uma onda não o tivesse trazido de volta, teria se afogado." / "deixava que o respingo das ondas o cobrisse, fazendo-o flutuar".

3. O texto diz: "Focas bebês sabem tanto de nadar quanto bebês humanos." (Bebês humanos não sabem nadar) "A diferença é que não sossegam, enquanto não aprendem." Ou seja, não nascem sabendo nadar, mas aprendem a fazer isso. 

4.  A primeira experiência de Kotick ao entrar no mar foi desastrosa. Ele quase se afogou.

5. Passou a treinar em poças d'água, por duas semanas, até sentir-se mais seguro.