4 de agosto de 2017

Atividade sobre gênero receita (modos verbais) 9ºano

Imagem: Google

Sopa de ervilha com bacon 

Ingredientes: 
1 pacote de ervilhas secas 
2 cebolas 
1 cabeça de alho 
200 g de bacon 
1 lata de molho de tomate pronto 
1 maço de cheiro-verde 
3 saquinhos de tempero pronto 
1 tablete de caldo de carne ou bacon 
azeite 

Preparo: 
Despeje a ervilha em uma panela de pressão, coloque água suficiente para cobri-la, ficando três dedos acima do nível da ervilha, jogue um pouco de azeite, um tablete de caldo de carne ou bacon, uma pitada de sal e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Unte o fundo da panela com azeite ou óleo, frite a cebola, o alho e o bacon (cortados em cubos pequenos e finos), despeje o tempero pronto e doure por mais 3 minutos. Após pronta a ervilha, junte-a ao molho e deixe cozinhar por mais 10 minutos, aproveitando esse momento para acrescentar sal e pimenta, se desejar. 

Dica: 
Pode-se mexer a ervilha com uma concha ou colher de pau, fazendo pressão para que fique um creme, ou então bater uma parte no liquidificador, deixando o creme mais homogêneo. 

Rendimento: serve 6 porções. 

Rubem Alves e Christian Bauer. Está na mesa: receitas com pitadas literárias. Campinas: Papirus, 2005. p. 18-19

1. Qual é a finalidade desse texto?

2. Identifique as partes que compõem o texto e explique a função de cada uma, levando em conta a finalidade do texto.

3. Por que não há verbos na parte "Ingredientes"?

4. Releia a parte "Preparo".
a) As instruções dessa parte seguem alguma ordem cronológica? O que aconteceria se elas fossem colocadas na ordem alfabética?
b) Em que modo está flexionada a maioria dos verbos dessa parte? Justifique com exemplos. 

5. Releia.

Dica: 
Pode-se mexer a ervilha com uma concha ou colher de pau, fazendo pressão para que fique um creme, ou então bater uma parte no liquidificador, deixando o creme mais homogêneo.

Por que o modo imperativo não foi usado nessa parte da receita?


Gabarito

1. A finalidade desse texto é ensinar o leitor a fazer um prato culinário, a sopa de ervilha com bacon.

2. O texto conta com um título que indica qual é o prato que vai ser ensinado; a parte "Ingredientes" lista os ingredientes que serão usados na receita; a parte "Preparo" detalha todos os passos para a elaboração do prato; a parte "Dica" dá sugestões de diferentes formas de preparo de acordo com o gosto do leitor; e a parte "Rendimento" indica a quantidade de alimento resultante da receita.

3. Porque a única instrução relativa a essa parte fica subentendida para o leitor: ele deve separar todos os ingredientes listados, nas quantidades indicadas, antes de iniciar o preparo da receita.

4. 
a) Sim, as instruções estão organizadas em ordem cronológica, de acontecimento dos fatos. Se elas seguissem a ordem alfabética, o leitor não saberia o que precisa ser feito primeiro, e isso prejudicaria o preparo do prato. Se ele juntar a ervilha ao molho antes de cozinhá-la, por exemplo, ela ficará dura e a receita não dará certo. A ordem cronológica é a adequada para as instruções desse texto.
b) No modo imperativo: despeje, coloque, jogue, unte, frite, doure, junte e deixe.

5. Na Dica, há uma margem para a pessoa decidir se vai realizar ou não a ação que está sendo proposta, e esse caráter opcional é marcado pelo uso do modo verbal indicativo e infinitivo.