Contestar, questionar, provocar... faz parte da busca da identidade do jovem na adolescência. Leia um texto que trata dessa questão.
Busca da identidade
Ele não sabe mais quem é: deixa de ser criança para ser adulto, mas ainda não o é. Por isso a necessidade de experimentar de tudo, no que se refere a formas de pensar e de agir. Então ele muda de opinião facilmente, procura as primeiras "experiências sexuais" ou testa novos estilos de música. Para encontrar sua identidade, ele também precisa de responsabilidades sociais. [...]
Antonio Arruda. Folha de S. Paulo, 4/7/2002.
1. Releia o primeiro período desse texto. Nele, o autor faz algumas afirmações sobre o jovem.
a) Que oração desse período expressa uma idéia de oposição?
b) Que palavra funciona como conectivo entre essa oração e a que a antecede?
Período - frase com uma ou mais orações.
Período simples - possui uma oração, isto é, um verbo ou locução verbal. Exemplo: A adolescência não é só um período de mudanças físicas.
Período composto - possui mais de uma oração, isto é, mais de um verbo ou locução verbal. Pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Exemplo: A adolescência não é só um período de mudanças físicas, mas também é um período de questionamentos dos valores familiares e sociais.
2. No terceiro período do texto, o autor afirma que na busca da identidade mudanças acontecem na forma de pensar e de agir do jovem.
a) Esse período é composto por três orações. Como as orações vêm separadas umas das outras?
b) Que sentido o conectivo transmite à oração na qual está empregado: adição, alternância ou oposição?
c) Qual destes conectivos - mas, porque, ou, e - poderia substituir o sinal de pontuação que separa as duas primeiras orações sem alterar o sentido do período?
3. Mas, porque, ou e e são exemplos de conjunções. As conjunções estabelecem uma relação de sentido entre palavras e orações. Leia o período a seguir e observe a conjunção.
Alguns jovens descobrem novos estilos de música e aprendem a tocar instrumentos musicais.
Que sentido a conjunção e transmite à oração na qual está empregada: oposição, alternância ou adição (soma de ideias)?
4. Agora, leia outro período.
O adolescente precisa de novas experiências, pois isso é importante para o seu crescimento.
a) Esse período é composto por duas orações. Quais são elas?
b) Determine o sujeito e o predicado de cada uma dessas orações.
c) O que se pode concluir a respeito da estrutura dessas orações: apenas a primeira apresenta estrutura completa, com sujeito e predicado, ou ambas apresentam essa estrutura?
RESPOSTAS
1.
a) mas ainda não o é
b) A palavra mas.
2.
a) A segunda oração vem separada da primeira por vírgula; a terceira vem separada da segunda pelo conectivo ou.
b) Sentido de alternância.
c) O conectivo e.
3. Adição ou soma de ideias.
4.
a) Primeira oração: O adolescente precisa de novas experiências. Segunda oração: pois isso é importante para o seu crescimento.
b) Primeira oração: sujeito - o adolescente; predicado - precisa de novas experiências. Segunda oração: sujeito - isso; predicado - é importante para o seu crescimento.
c) Ambas apresentam estrutura completa, com sujeito e predicado.