1 de março de 2018

Período composto por coordenação - exercícios com respostas - 1ºano do ensino médio


Contestar, questionar, provocar... faz parte da busca da identidade do jovem na adolescência. Leia um texto que trata dessa questão. 

Busca da identidade 

Ele não sabe mais quem é: deixa de ser criança para ser adulto, mas ainda não o é. Por isso a necessidade de experimentar de tudo, no que se refere a formas de pensar e de agir. Então ele muda de opinião facilmente, procura as primeiras "experiências sexuais" ou testa novos estilos de música. Para encontrar sua identidade, ele também precisa de responsabilidades sociais. [...]

Antonio Arruda. Folha de S. Paulo, 4/7/2002. 

1. Releia o primeiro período desse texto. Nele, o autor faz algumas afirmações sobre o jovem. 

a) Que oração desse período expressa uma idéia de oposição? 
b) Que palavra funciona como conectivo entre essa oração e a que a antecede? 

Período - frase com uma ou mais orações. 
Período simples - possui uma oração, isto é, um verbo ou locução verbal. Exemplo: A adolescência não é só um período de mudanças físicas. 
Período composto - possui mais de uma oração, isto é, mais de um verbo ou locução verbal. Pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Exemplo: A adolescência não é só um período de mudanças físicas, mas também é um período de questionamentos dos valores familiares e sociais. 

2. No terceiro período do texto, o autor afirma que na busca da identidade mudanças acontecem na forma de pensar e de agir do jovem. 

a) Esse período é composto por três orações. Como as orações vêm separadas umas das outras? 
b) Que sentido o conectivo transmite à oração na qual está empregado: adição, alternância ou oposição? 
c) Qual destes conectivos - mas, porque, ou, e - poderia substituir o sinal de pontuação que separa as duas primeiras orações sem alterar o sentido do período? 

3. Mas, porque, ou e e são exemplos de conjunções. As conjunções estabelecem uma relação de sentido entre palavras e orações. Leia o período a seguir e observe a conjunção. 

Alguns jovens descobrem novos estilos de música e aprendem a tocar instrumentos musicais. 

Que sentido a conjunção e transmite à oração na qual está empregada: oposição, alternância ou adição (soma de ideias)?

4. Agora, leia outro período. 

O adolescente precisa de novas experiências, pois isso é importante para o seu crescimento. 

a) Esse período é composto por duas orações. Quais são elas?
b) Determine o sujeito e o predicado de cada uma dessas orações.
c) O que se pode concluir a respeito da estrutura dessas orações: apenas a primeira apresenta estrutura completa, com sujeito e predicado, ou ambas apresentam essa estrutura?

RESPOSTAS

1.
a) mas ainda não o é
b) A palavra mas

2.
a) A segunda oração vem separada da primeira por vírgula; a terceira vem separada da segunda pelo conectivo ou
b) Sentido de alternância.
c) O conectivo e

3. Adição ou soma de ideias.

4. 
a) Primeira oração: O adolescente precisa de novas experiências. Segunda oração: pois isso é importante para o seu crescimento. 
b) Primeira oração: sujeito - o adolescente; predicado - precisa de novas experiências. Segunda oração: sujeito - isso; predicado - é importante para o seu crescimento. 
c) Ambas apresentam estrutura completa, com sujeito e predicado.