16 de janeiro de 2019

Exercícios sobre conjugação verbal (gabarito)


Complete as frases abaixo com os verbos solicitados entre os parênteses.

1. Para que todos ____________ bem confortáveis, alugaremos um ônibus. 
(VIAJAR, presente do subjuntivo)
Comentários: Vá à 1ª pessoa do presente do indicativo: eu viajo, extraia o o, utilize o radical para acrescentar as novas desinências: que eu viaje, que tu viajes, que ele viaje...
Resposta: viajem.

2. Ontem eles ___________________ todo o dinheiro roubado. 
(REAVER, pretérito perfeito do indicativo)
Comentários: Lembre-se de que no pretérito perfeito o REAVER se conjuga como o HAVER. Assim, se é eles houveram, será eles reouveram, e não “reaveram”.
Resposta: reouveram.

3. O juiz não ________________ na briga entre os jogadores. 
(INTERVIR, pretérito perfeito do indicativo)
Comentários: O verbo intervir é derivado de vir. Portanto, se é ele veio, será ele interveio, e não interviu!
Resposta: interveio.

4. Quando ele nos ___________, poderá entregar-nos a encomenda. 
(VER, futuro do subjuntivo) 
Comentários: Aqui, todo mundo fica na dúvida: quando ele ver ou quando ele vir? Ora, é só lembrar que o futuro do subjuntivo deriva do pretérito perfeito. O pretérito perfeito é eu vi, tu viste..., eles viram; logo, o futuro do subjuntivo será quando eu vir, quando tu vires, quando ele vir...
Resposta: vir.
5. Eles ficarão felizes quando nós __________________ esta reformulação. 
(PROPOR, futuro do subjuntivo)
Comentários: propor vem do pôr. Logo, se é quando eu puser, quando tu puseres, quando ele puser, será quando eu propuser, quando tu propuseres, quando ele propuser, e não quando eu “propor”, quando tu “propores”, quando ele “propor”...
Resposta: propusermos.

6. Eles não _________________ os fugitivos. 
(DETER, pretérito perfeito do indicativo)
Comentários: deter vem do ter. Assim, se é eu tive, tu tiveste, ele teve, será eu detive, tu detiveste, ele deteve, e não ele “deteu”.
Resposta: detiveram.

7. O aluno _________________ o adiantamento das provas. 
(REQUERER, pretérito perfeito do indicativo)
Comentários: Não pense no querer! requerer, no pretérito perfeito, se conjuga como o BEBER: ele bebeu = ele requereu, e não ele “requis”.
Resposta: requereu.

8. Eles só _________ paciência com os mais velhos. 
(TER, presente do indicativo)
Comentários: Aqui, é só lembrar: no singular, é sem acento – ele tem –, mas o plural, para diferenciar do singular, é com acento circunflexo: o acento diferencial de número.
Resposta: têm.
9. Eu não _____________ tanto. 
(VALER, presente do indicativo)
Comentários: O verbo valer na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo apresenta uma irregularidade: o l vira lh (eu valho). O presente do subjuntivo, por ser derivado, herdará a mesma irregularidade (que eu valha, que tu valhas, que ele valha...
Resposta: valho.

10. Estes homens ________________ de um lugar distante. 
(PROVIR, pretérito perfeito do indicativo)
Comentários: O verbo provir deriva do vir. Logo, se é eu vim, tu vieste, ele veio, será eu provim, tu provieste, ele proveio.
Resposta: provieram.

11. Ele só virá, quando nós lhe ________________ a verdade. 
(DIZER, futuro do subjuntivo)
Comentários: Caso você não saiba como é o futuro do subjuntivo do verbo dizer, basta ir ao pretérito perfeito, seu tempo primitivo. Assim, no pretérito perfeito, temos eles disseram, logo teremos no futuro do subjuntivo quando eu disser, quando tu disseres, quando ele disser...
Resposta: dissermos.

12. Seria necessário que eles __________________ o mesmo ritmo. 
(MANTER, pretérito imperfeito do subjuntivo)
Comentários: O verbo manter deriva do ter. Assim, o imperfeito do subjuntivo é se eu tivesse, se tu tivesses, se ele tivesse, então, com o manter, será se eu mantivesse, se tu mantivesses, se ele mantivesse...
Resposta: mantivessem.

13. Só entendi o que os brasileiros _________________ .
(EXPOR, pretérito perfeito do indicativo)
Comentários: O verbo expor deriva do pôr. Logo, se o pretérito perfeito do pôr é eu pus, tu puseste, ele pôs..., o pretérito perfeito do expor será eu expus, tu expuseste, ele expôs.
Resposta: expuseram.
14. Preciso que tu _________ até a minha casa. 
(IR, presente do subjuntivo)
Comentários: Lembre-se: que eu vá, que tu vás, que ele vá...
Resposta: vás.

15. Aqui eu não ___________ .
(CABER, presente do indicativo)
Comentários: O verbo caber possui uma irregularidade na 1ª pessoa do presente do indicativo e em todo o presente do subjuntivo: o a do radical recebe um i. Assim, temos: eu caibo, tu cabes, ele cabe... que eu caiba, que tu caibas, que ele caiba...
Resposta: caibo.

16. Ele quer que nós _________________ outro livro. 
(LER, presente do subjuntivo)
Comentários: O verbo ler conjuga-se como o crer: que eu creia, que tu creias, que ele creia = que eu leia, que tu leias, que ele leia...
Resposta: leiamos.

17. Eu ______________ que todos viriam à reunião. 
(SUPOR, pretérito imperfeito do indicativo)
Comentários: supor conjuga-se como o pôr. Como o que se quer é o pretérito imperfeito do indicativo do verbo supor, basta conjugarmos o pôr: “antigamente” eu punha, tu punhas, ele punha. Logo, será “antigamente” eu supunha, tu supunhas, ele supunha...
Resposta: supunha.

18. Nós ____________ até aqui hoje, pois ontem não foi possível. 
(VIR, presente do indicativo)
Comentários: Lembre-se: hoje nós vimos, ontem nós viemos. Parece confuso, porque é idêntico ao verbo ver no pretérito perfeito! Veja só: hoje nós vimos à sua casa – vir no presente do indicativo; ontem nós vimos o seu irmão na rua – ver no pretérito perfeito.
Resposta: vimos.
19. Ontem nós não __________ à aula. 
(VIR, pretérito perfeito do indicativo)
Comentários: Não confundir o presente do indicativo do verbo vir (vimos) com o pretérito perfeito do verbo vir (viemos).
Resposta: viemos.

20. Se eles __________ e não te __________, retornarão chateados. 
(VIR e VER, presente do indicativo)
Comentários: O verbo vir na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo é ele vem, e a 3ª essoa do plural recebe acento circunflexo: eles vêm. Já o verbo ver no presente do indicativo éele vê, eles veem – a 3ª pessoa do plural perdeu o acento circunflexo – antes era vêem – em função do Novo Acordo Ortográfico.
Resposta: vêm/veem.

21. Vós _________ com quem desejais. 
(IR, presente do indicativo)
Comentários: Não confundir o presente do indicativo do verbo ir (vós ides) com o presente do subjuntivo do verbo ir (vós vades).
Resposta: ides.

22. Todos esperamos que vós _________ conosco. 
(IR, presente do subjuntivo)
Comentários: Lembre-se de não confundir o presente do indicativo – hoje vós ides pelo bom caminho – com o presente do subjuntivo – espero que vós vades pelo bom caminho.
Resposta: vades.

23. Esperava-se que eles _________ a casa com o necessário. 
(PROVER, imperfeito do subjuntivo)
Comentários: Atenção, o prover só se conjuga como o ver nos tempos do presente. Nos outros tempos, ele é como o beber. Logo, se é esperava-se que eles bebessem, será esperava-se que eles provessem, e não “provissem”, se ele seguisse o verbo ver.
Resposta: provessem.