21 de janeiro de 2019

Tempos compostos - exercícios com respostas (concursos)


LEIA TAMBÉM:
Verbos - conjugação - exercícios com respostas (concursos)

Formam-se com os auxiliares TER ou HAVER mais particípio. Na maioria dos casos, o nome do tempo composto quem determina é o verbo auxiliar. 

No Indicativo:
Terei falado. (futuro do presente composto) 
Teria falado. (futuro do pretérito composto) 
Ter falado. (infinito composto) 
Tendo falado. (gerúndio composto) 

No Subjuntivo: 
Tiver falado. (futuro composto) 

No entanto, merecem atenção especial duas formas: 
1. Pretérito perfeito composto: verbo auxiliar no presente mais o particípio. Indica a repetição ou continuidade de um fato iniciado no passado até o presente. Tem falado, tenho contado... 
2. Pretérito mais-que-perfeito composto: verbo auxiliar no imperfeito mais particípio. É empregado como o simples, para expressar um fato já concluído antes de outro também no passado. Tinha falado, havia falado, tinha contado... 
Repare que, nessas formas, o nome do tempo composto não corresponde ao verbo auxiliar. Em concurso, quando o assunto é tempo composto, esses são os tempos mais pedidos. 


EXERCÍCIOS

1. (Técnico Judiciário/TJ) 
“... que realmente havia levado a máquina para casa...”; a forma verbal em destaque equivale a: 
a) levava 
b) levou 
c) leva 
d) levara 
e) levasse 

Comentários: 
A forma verbal havia levado traz o verbo auxiliar (haver) no pretérito imperfeito, caracterizando, assim, o pretérito mais-que-perfeito do indicativo, que equivale à forma simples desse mesmo tempo.
Resposta: D. 


2. (Auxiliar Judiciário/TJ) 
“Publicidade oficial tem sido, quase sempre...”. O emprego do tempo verbal destacado expressa: 

a) uma ação ou estados permanentes ou assim considerados. 
b) um fato futuro, mas próximo. 
c) uma ação passada habitual ou repetida. 
d) uma ação produzida em certo momento do passado. 
e) a continuidade de um ato até o presente. 

Comentários: 
A forma destacada no enunciado tem o verbo auxiliar (ter) no presente do indicativo, o que caracteriza o pretérito perfeito do indicativo. Embora o auxiliar esteja no presente, repare que a ideia tem início no passado e vem até o momento presente. Se “Publicidade oficial tem sido, quase sempre...”, é porque essa ação vem ocorrendo, ou seja, não terminou no passado, se prolonga até o presente. 
Resposta: E. 

3. (FGV/Perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro) 
“O público brasileiro tem ouvido, com alguma frequência, notícias a respeito de possível rebelião de países vizinhos contra aquilo que seus governantes chamam de dívidas ilegítimas.” No trecho acima, as formas verbais estão, respectivamente, no: 

a) presente do indicativo e presente do indicativo. 
b) presente do indicativo e presente do subjuntivo. 
c) presente do subjuntivo e presente do indicativo. 
d) pretérito perfeito do indicativo e presente do subjuntivo. 
e) pretérito perfeito do indicativo e presente do indicativo. 

Comentários: 
Trata-se de uma questão que busca a identificação dos tempos das formas verbais tem ouvido e chamam. Muitos alunos que erraram a questão marcaram a letra A, pois não perceberam que o verbo ter vinha seguido de particípio, formando, assim, um tempo composto. Ora, se o auxiliar vem no presente do indicativo mais particípio, estamos diante do pretérito perfeito composto do indicativo, enquanto a forma chamam está no presente do indicativo. Atente ao fato de que a banca também não menciona pretérito perfeito composto, e sim pretérito perfeito, o que torna a questão mais difícil. Resposta: E.