19 de fevereiro de 2019

Poema de cordel: exercício de interpretação com respostas (foco narrativo)

Leia o texto para responder as atividades 1, 2 e 3.

Sou cabra da peste
Patativa do Assaré

Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas nunca esmorece, procura vencê,
Da terra adorada, que a bela caboca
De riso na boca zomba no sofrê.

Não nego meu sangue, não nego meu nome,
Olho para fome e pergunto: o que há?
Eu sou brasilêro fio do Nordeste,
Sou cabra da peste, sou do Ceará.

Tem munta beleza minha boa terra,
Derne o vale à serra, da serra ao sertão.
Por ela eu me acabo, dou a própria vida,
É terra querida do meu coração.

Meu berço adorado tem bravo vaquêro
E tem jangadêro que domina o má.
Eu sou brasilêro fio do Nordeste,
Sou cabra da peste, sou do Ceará.

Ceará valente que foi munto franco
Ao guerrêro branco Soare Moreno,
Terra estremecida, terra predileta
Do grande poeta Juvená Galeno.

Sou dos verde mare da cô da esperança,
Que as água balança pra lá e pra cá.
Eu sou brasilêro fio do Nordeste,
Sou cabra da peste, sou do Ceará.

Ninguém me desmente, pois, é com certeza,
Quem qué vê beleza vem ao Cariri,
Minha terra amada pissui mais ainda,
A muié mais linda que tem o Brasí.

Terra da jandaia, berço de Iracema,
Dona do poema de Zé de Alencá.
Eu sou brasilêro fio do Nordeste,
Sou cabra da peste, sou do Ceará.

1. Qual é o foco narrativo do poema de cordel? Justifique com marcas linguísticas presentes no texto.

2. Qual é o tempo marcado na narrativa?

3. No poema, há certas referências espaciais (Estado, região do Estado, país e região do país). Delimite-os.
País –
Região do país –
Estado –
Região do Estado –


RESPOSTAS

1. Qual é o foco narrativo do poema de cordel? Justifique com marcas linguísticas presentes no texto.
O foco narrativo do poema é em primeira pessoa, o narrador é também o personagem. O verbo “ser” flexionado na primeira pessoa (sou), os pronomes pessoais (eu e me) e os pronomes possessivos (minha, meu).
Professor(a), o/a estudante precisa conhecer os tipos de foco narrativo (1ª pessoa - narrador personagem, e 3ª pessoa - narrador observador e onisciente), bem como as marcas linguísticas que permitem esse reconhecimento (as flexões verbais e a utilização de pronomes pessoais do caso reto e oblíquo e os possessivos). 

2. Qual é o tempo marcado na narrativa?
O tempo é psicológico, pois é assumido interiormente pelo personagem a partir de suas vivências subjetivas. Não há marcações cronológicas tais como: dias, ano e horas na narrativa em questão.
Professor(a), o/a estudante precisa conhecer as características do tempo da narrativa. 

3. No poema, há certas referências espaciais (Estado, região do Estado, país e região do país). Delimite-os.
País – Brasí (Brasil)
Região do país – Nordeste
Estado – Ceará
Região do Estado – Cariri