16 de abril de 2019

Através do espelho e o que Alice encontrou lá (interpretação)


O trecho a seguir ilustra o que acontece no momento que Alice conversa com sua gatinha, Kitty, acerca da Casa do Espelho. Leia-o.


– E agora, Kitty, se você ficar quietinha e me escutar e não falar tanto, eu lhe direi tudo que penso sobre a Casa do Espelho. Em primeiro lugar, existe a sala que a gente vê do outro lado do espelho – é igualzinha à nossa sala de visitas, só que está tudo ao contrário. Posso ver tudo quando subo em cima de uma cadeira, tudo, fora aquele pedaço que está por trás da lareira. Ah, queria tanto poder ver aquele canto! (...) 
Bom, os livros são mais ou menos parecidos com os nossos, só que as palavras estão ao contrário. Sei disso porque uma vez levantei um livro diante do espelho e eles levantaram um também na outra sala. (...) Oh, Kitty, que bom seria atravessar para dentro da Casa do Espelho! Tenho certeza de que existem coisas lindas lá dentro. Vamos fazer de conta que existe uma maneira de atravessar, Kitty. Imagine que o espelho tenha ficado todo macio como gaze, e assim se pode atravessá-lo. Ora essa, ele está se transformando numa espécie de névoa, juro! Seria bem fácil atravessar...
Ela estava trepada na chaminé enquanto dizia isso, embora nem soubesse como tinha ido parar ali. E, de fato, o espelho estava começando a dissolver-se, como se fosse uma brilhante névoa prateada.

Lewis Carroll. Tradução: Sebastião Uchoa Leite.
Através do espelho e o que Alice encontrou lá. Editora 34. Ilustrações: John Tenniel.

QUESTÕES 

1. Leia as informações abaixo:
I. Ao relatar a Kitty suas impressões acerca da Casa do Espelho, é possível notar o grande desejo de Alice adentrar na mencionada casa – o que pode ser evidenciado pelas palavras “Ah!” e “Oh!”.
II. Em conformidade com o relatado no trecho, nota-se que era possível à menina ver absolutamente todos os espaços da sala que, segundo ela, existiam na Casa do Espelho.
III. Alice demonstra acreditar que o outro lado do espelho seja habitado, pois, certa vez, ao levantar um livro, disse a menina que esse ato fora reproduzido na tal sala que conseguia avistar, subindo numa cadeira.

De acordo com o texto, estão corretas:
a) apenas a afirmação I.
b) apenas as afirmações I e III.
c) apenas a afirmação II.
d) apenas as afirmações II e III.
e) as afirmações I, II e III.

2. E Alice continua a “conversar” com sua gatinha Kitty. Assinale a alternativa que traz a fala da personagem adequadamente pontuada.
a) Gostarias de viver na Casa do Espelho Kitty? Será que lá eles também te dariam leite?
Talvez o leite do espelho não seja lá muito bom de se beber...
b) – Gostarias de viver na Casa do Espelho, Kitty! Será que lá eles também te dariam leite.
Talvez. O leite do espelho não seja lá muito bom de se beber.
c) – Gostarias de viver na Casa do Espelho, Kitty? Será que lá eles também te dariam leite.
Talvez, o leite do espelho não seja lá muito bom de se beber?
d) – Gostarias de viver na Casa do Espelho, Kitty? Será que lá eles também te dariam leite?
Talvez o leite do espelho não seja lá muito bom de se beber...
e) – Gostarias de viver na Casa do Espelho, Kitty. Será que lá eles também te dariam leite!
Talvez o leite do espelho não seja lá muito bom de se beber?

3. Na sequência da obra literária apresentada, Lewis Carroll narra o momento em que Alice, finalmente, atravessa o espelho. No entanto, no trecho a ser lido, foram introduzidos, propositalmente, três erros ortográficos.

No momento seguinte Alice paçava através do espelho e saltava de leve no chão da Casa do Espelho. A primeira coiza que fez foi ver se tinha fogo na lareira e ficou muinto satisfeita de ver que tinha fogo de verdade, tão resplandecente quanto o do outro lado. “Assim ficarei tão quentinha aqui como na minha antiga sala”, pensou Alice...

Os erros estão em:
a) paçava (o correto: passava); primeira (o correto: primera); fez (o correto: fes).
b) coiza (o correto: coisa); muinto (o correto: muito); resplandecente (o correto: resplandescente).
c) paçava (o correto: passava); coiza (o correto: coisa); muinto (o correto: muito).
d) paçava (o correto: passava); chão (o correto: xão); lareira (o correto: larera).
e) primeira (o correto: primera); coiza (o correto: coisa); resplandecente (o correto: resplandescente).

4. No período “Imagine que o espelho tenha ficado todo macio como gaze, e assim se pode atravessá-lo”, o pronome em destaque – lo – refere-se ao termo:

a) todo.
b) macio.
c) gaze.
d) espelho.
e) o período não traz o termo a que o pronome se refere.

5. No período “Ela estava trepada na chaminé enquanto dizia isso, embora nem soubesse como tinha ido parar ali”, o termo embora pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
a) caso contrário.
b) mesmo que ou ainda que.
c) no entanto ou entretanto
d) enquanto ou portanto.
e) tanto faz.