6 de abril de 2019

BARROCO - exercícios com respostas


2.
a) errado
b) correto
c) errado
d) correto
e) correto

3D
4B 

5.
a) Antigamente a cidade era rica e ele, possuidor de muitos bens.
b) O poeta vê a cidade empobrecida e se diz "empenhado", isto é, endividado ou com seus bens penhorados para pagamento de dívidas.

6. 
a) Pobre (presente); rica (passado); vejo (presente); vi (passado); empenhado (presente); abundante (passado).
b) No poema, o uso intenso da antítese revela as mudanças, ou "dessemelhanças de estado", sofridas pelo poeta e pela cidade.

7. Para ele, a culpa do empobrecimento da cidade deve ser atribuída à "máquina mercante", ou seja, às naus que aportavam na cidade para comerciar, e, por extensão, ao próprio comércio internacional do açúcar.

8. Segundo ele, a Bahia trocava o excelente açúcar que produzia por drogas inúteis. Em outras palavras, o capital estrangeiro que recebia pela exportação do açúcar era utilizado na importação de futilidades e artigos de luxo.

9. O poeta deseja que a Bahia seja "sisuda", isto é, que ela tenha siso, juízo, e abandone o estilo de vida luxuoso e de gastos inúteis que vinha levando. O "capote de algodão" representa a roupa do povo, barata (de algodão) e despretensiosa, e simboliza a vida simples.

10.
a) Na primeira estrofe, o céu; na segunda, o campo; na terceira, o mar. 
b) Nos primeiros versos das estrofes 2 e 3, o eu lírico sugere que se abandone o ambiente anterior e se passe para um novo espaço de metáforas. Na estrofe 2, saímos do céu e entramos no campo; na estrofe 3, saímos do campo e entramos no mar. Linguisticamente, a transição é marcada pelas frases "O céu deixemos" (estrofe 2) e "Deixa o prado" (estrofe 3). 
c) O eu lírico se encontra no mar ou na praia. Isso se evidencia pelo uso da palavra cá, na expressão "vem cá", quando convida a amada a observar as gotas das espumas das ondas. 
d) O poema trata da beleza de Catarina. Ele pode ser entendido como um grande elogio direcionado à amada.