4 de abril de 2019

COESÃO e COERÊNCIA exercícios com gabarito


Grupo fechado para professores com atividades gratuitas


Ao observar um texto bem construído, bem definido, quando não há possibilidade de o leitor perder a sequência dos fatos, tampouco a relação entre os conjuntos, constata-se que há coesão. Qualquer elemento que faça a ligação entre os vários fragmentos do texto possui função coesiva. Enfim, essa conexão interna entre os vários enunciados do texto denomina-se coesão.

Coesão sequencial
É a coesão normalmente feita por conjunções, ligando termos, orações ou períodos, estabelecendo entre eles uma relação de sentido. Quando uma oração é introduzida pela conjunção TODAVIA, já se sabe que o fragmento está em oposição a algo citado anteriormente. Ao observar a presença da conjunção ENQUANTO, já se imagina que dois fatos estão acontecendo simultaneamente. A ocorrência do conector PORQUE sugere que a ideia introduzida indicará uma causa para um fato anteriormente relatado. Já o conector ENTÃO indica que a oração em que ocorre é uma conclusão para algo citado anteriormente.

Exemplos:
Chovia muito, todavia fui à praia.
Enquanto eu falava, ela dormia.
Voltei cedo para casa, porque estava cansado.
Ele não chegou, então deve estar parado no trânsito.

Coesão referencial
É a conexão feita através de termos (normalmente os pronomes) que fazem referência a elementos anteriormente citados no texto.

Exemplos
Neymar, Bolsonaro, Tatá Werneck são extremamente famosos. Esse é o principal jogador de futebol dos últimos tempos, aquele é o atual Presidente do Brasil e esta, apresentadora de programas na TV.

Observe que os pronomes demonstrativos ESSE (referente a Neymar), AQUELE (a Bolsonaro) e ESTA (Tatá Werneck) ligam o segundo período ao anterior.

Coerência textual
É a ocorrência de um texto que, além de apresentar-se coeso, há de fazer sentido. Um texto pode ser coeso sem ser coerente, mas nunca poderá ser coerente sem ser coeso. O autor de um texto pode fazer uso de elementos coesivos, contudo o texto pode não possuir sentido. O estudo de coerência prevê a ocorrência de uma linha de raciocínio, lógica no pensamento, harmonia entre fatos e, principalmente, não pode haver contradição.

Exemplo:
Neymar, Bolsonaro, Tatá Werneck são extremamente famosos. Esse é jogador de futebol, aquele é o atual Presidente do Brasil e esta é muito bonita.

Observe que o texto é coeso, pois, tal qual no exemplo anterior, utilizam-se pronomes demonstrativos para ligar a segunda frase à primeira. No entanto, o texto não é coerente, porquanto não houve a manutenção de uma linha de raciocínio.
Enquanto os dois primeiros foram apresentados pela profissão, a referência à última diz respeito não à sua profissão, mas à beleza física.

QUESTÕES COM GABARITO COMENTADO

(ENEM – 2014)
Há qualquer coisa de especial nisso de botar a cara na janela em crônica de jornal ‒ eu não fazia isso há muitos anos, enquanto me escondia em poesia e ficção. Crônica algumas vezes também é feita, intencionalmente, para provocar. Além do mais, em certos dias mesmo o escritor mais escolado não está lá grande coisa. Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais, antiquada demais.
Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso compartilhar ideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem um montão de recados: “Você escreveu exatamente o que eu sinto”, “Isso é exatamente o que falo com meus pacientes”, “É isso que digo para meus pais”, “Comentei com minha namorada”. Os estímulos são valiosos pra quem nesses tempos andava meio assim: é como me botarem no colo ‒ também eu preciso. Na verdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. De modo que está sendo ótima, essa brincadeira séria, com alguns textos que iam acabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério… mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas de escrever. Como escrevi há muitos anos e continua sendo a minha verdade: palavras são meu jeito mais secreto de calar.

LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de janeiro: Record, 2004.

Os textos fazem uso constante de recurso que permitem a articulação entre suas partes. Quanto à construção do fragmento, o elemento
a) “nisso” introduz o fragmento “botar a cara na janela em crônica de jornal”.
b) “assim” é uma paráfrase de “é como me botarem no colo”.
c) “isso” remete a “escondia em poesia e ficção”.
d) “alguns” antecipa a informação “É isso que digo para meus pais”.
e) “essa” recupera a informação anterior “janela do jornal”.

Resposta: A. 
A opção E está incorreta, já que, embora apresente uma anáfora, como é sugerido, o trecho a que se faz referência não é “janela do jornal”, mas “levo a sério ser sério… mesmo quando parece que estou brincando”. Na opção D também encontramos uma assertiva incorreta, já que, na verdade, “nisso” não antecipa uma informação, mas retoma o elemento “escritor”. Na opção C, o elemento o qual se refere os pronomes “isso” é “botar a cara na janela em crônica de jornal”, o que torna a opção incorreta. Isso, por sua vez, é o que torna a opção A correta, já que o elemento a que o pronome “nisso” faz referência é o mesmo, sendo a referencia uma catáfora, isto é, uma introdução do elemento a ser enunciado posteriormente. A opção B, portanto, também é incorreta, já que o termo “assim” não faz referência a um elemento presente no texto, mas cumpre a função de um adjetivo.

(ENEM – 2011)
Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.

ATALIA, M. Nossa vida. Época . 23 mar. 2009.

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que
a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.

Resposta: A
Por eliminação, chegamos à alternativa correta. Basta localizarmos o trecho em que os termos em destaque em cada opção se encontram, e a que eles fazem referência. Na opção E, por exemplo, afirma-se que o termo “fatores” retoma “níveis de colesterol e de glicose no sangue”. Ao analisar o termo “fatores”, chegamos a conclusão de que, na verdade, há uma referência a diminuição do estresse e aumento da capacidade física. Na opção D, o termo “Também” não exprime uma justificativa, mas uma adição. O termo “como”, apresentado pela opção C, introduz uma exemplificação, não uma generalização, assim como, na opção B, o conectivo “mas também” exprime não um contraste, mas uma adição. No entanto, a opção A faz uma afirmação correta, já que uma sequenciação e idéias é introduzida pela natureza adicional da expressão “além disso”.


Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os de forma a comporem um texto coeso e coerente e assinale a opção correta.
( ) Cada um desses casos analisados tem suas peculiaridades próprias dentro de um Brasil que se configura como um continente, com realidades bastante distintas entre si.
( ) Anteviu o grande jurista o importante papel a ser reservado a esses tribunais, aliadas que estariam a seus integrantes, a competência técnica, a imparcialidade profissional e a sensibilidade social, no trabalho de cunho educativo, orientado em seminários.
( ) Surgiram as Cortes de Contas do Brasil pela inspiração de Rui Barbosa, cujo sesquicentenário comemorou-se em 1999.
( ) O exame exaustivo de processos, que consome horas de leitura, análise e reflexão sobre o caso, é tantas vezes incomodado pela celeridade com que se cobra o seu pronunciamento – uma exigência que muitas vezes não se justifica, já que os pareceres emitidos pelas Cortes de Contas não se amoldam a modelos estereótipos que obedeçam ao resultado do sempre-igual de equações matemáticas.
( ) Atuam eles de maneira construtiva, sem se eximirem, quando pertinente, de indicar as  Irregularidades que encontram no exercício de sua atividade de fiscalização.

a) 4 – 5 – 3 – 2 – 1
b) 5 – 2 – 1 – 4 – 3
c) 3 – 1 – 2 – 5 – 4
d) 3 – 4 – 5 – 1 – 2
e) 1 – 4 – 5 – 3 – 2

Resposta: B
Observe que o primeiro tópico não pode dar início ao texto, já que a expressão “Cada um desses casos analisados” indica que já foram mencionados anteriormente “esses casos analisados”.
O segundo tópico também não poderá iniciá-lo, pois a expressão “Anteviu o grande jurista” sugere que este jurista já fora citado.
O terceiro não possui elementos remissivos, podendo iniciar o texto. 
O quarto tópico não pode introduzir o texto, porquanto a expressão “análise e reflexão sobre o caso” indica que um caso já fora relatado.
O último tópico também não pode dar início, visto que o pronome “eles” refere-se a seres já aludidos.
Então, somente o terceiro tópico poderá iniciar o texto. Dentre as opções, só há uma indicando esse posicionamento: a alternativa B.


(Técnico da Receita Federal – TRF – Esaf)
Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e, em seguida, assinale a sequência correspondente.
( ) Em geral, esta firma é constituída apenas para atuar como subsidiária da estrangeira, intermediando seus negócios. Caso a empresa compre imóvel no Brasil, tem que haver registro, tem que existir um responsável, com CPF, o que permite o controle.
( ) O investidor estrangeiro entra no Brasil via Bolsa de Valores, fundos de investimentos ou como sócio de uma empresa brasileira.
( ) O secretário da Receita admite, no entanto, que não há mecanismos para controlar a atuação de brasileiros que mandam dinheiro ilícito para os paraísos fiscais e o repatriam por meio de negócios realizados em nome das off shores.
( ) E também a contabilidade da empresa, em tais países, não precisa ser auditada. Os donos dos recursos podem movimentar dinheiro ou constituir empresas por vários meios que omitem seus nomes, como o sistema de ações ao portador.
( ) Esses países conhecidos como paraísos fiscais têm como principais atrativos a legislação tributária branda, com direito até a isenção de impostos, e garantia de sigilo bancário, comercial e societário.

a) 1, 2, 4, 3, 5
b) 2, 1, 3, 5, 4
c) 3, 2, 1, 5, 4
d) 1, 5, 4, 3, 2
e) 5, 2, 3, 1, 4

O primeiro tópico inicia-se com “esta firma”, o que já denuncia que a firma já fora citada; portanto não poderá iniciar o texto.
O segundo tópico não tem elemento que mencione passagens anteriores, portanto pode iniciar o texto.
A conjunção NO ENTANTO sugere que o terceiro tópico se opõe a algo já aludido.
O fragmento “E também a contabilidade da empresa, em tais países” possui vários elementos que denunciam ser este tópico uma continuidade, como a conjunção E que indica que a ideia introduzida está sendo adicionada a algo já relatado. Depois o pronome demonstrativo “tais” denunciando que os países já foram mencionados.
O último tópico é iniciado por “Esses países”, o que já deixa claro que os países já foram anteriormente relatados.
Como somente o segundo tópico pode iniciar o texto, já se chega à resposta B.


(AFRF – Esaf) 
Os trechos a seguir foram adaptados de um texto de Gilson Schwartz, mas estão desordenados. Numere-os de forma que constituam um texto coeso e coerente e assinale a opção correta correspondente.
( ) No caso do Brasil, que já tem fundos setoriais em apoio ao desenvolvimento tecnológico, resta saber como será a distribuição desses recursos e que impacto terão no sistema econômico.
( ) Entretanto, criar a cultura organizacional necessária nessas redes para que os recursos e as políticas públicas tenham mais eficácia não é algo trivial.
( ) As pesquisas que se fazem internacionalmente sugerem que o segredo do desenvolvimento com base na inovação tecnológica está menos no volume de recursos e mais na qualidade das redes que se formam para recebê-los.
( ) Claro que a existência desses recursos para investir é condição necessária, mas não é suficiente. As políticas públicas brasileiras teriam, provavelmente, mais chance de êxito se incluíssem entre os seus objetivos a própria mudança cultural e comportamental das suas organizações.
( ) Exige, por exemplo, a formação de grupos articulados de cooperação para produção de conhecimento, ou seja, sistemas incompatíveis com as práticas institucionais e empresariais.

a) 3, 4, 1, 5, 2
b) 2, 5, 4, 3, 1
c) 4, 2, 1, 5, 3
d) 3, 4, 2, 1, 5
e) 5, 1, 3, 2, 4

O primeiro tópico não pode estar iniciando o texto, porque a expressão “No caso do Brasil” indica que o caso já foi citado em outros lugares ou de forma generalizada.
A conjunção ENTRETANTO no início do segundo tópico já descarta qualquer possibilidade de iniciar o texto.
O terceiro tópico não possui elementos remissivos, podendo iniciar o texto. 
Como no princípio do quarto tópico aparece o termo “desses recursos”, já ocorre a indicação de que os recursos já foram citadas em passagens anteriores.
A expressão “Exige, por exemplo,” indica que algo anteriormente citado servirá de elemento a ser exemplificado.
Sendo assim, há duas possibilidades de resposta: A e C. A sequência da opção C (terceiro tópico – segundo tópico) é melhor do que da A (terceiro tópico – quinto tópico), visto que o fragmento “Entretanto criar a cultura organizacional nessas redes”, citado no segundo tópico, indica que as redes já deveriam ter sidos citadas, o que efetivamente ocorre no terceiro tópico (menos no volume de recursos e mais na qualidade das redes que se formam para recebê-los)