6 de abril de 2019

Padre Antônio Vieira - Barroco - Exercícios (gabarito)

a) Os ladrões que cortam bolsas, roubam o que está próximo, à mão, e os ladrões que roubam cidades e reinos, ou seja, os governantes corruptos e desonestos.

b) O mais nocivo, para Vieira, é o ladrão que rouba as cidades, pois ele, além de prejudicar mais pessoas, não é punido, mas, sim, tem o poder de punir. 

e) Espera-se que os alunos reconheçam que sim. Na sociedade brasileira, é possível encontrar inúmeros exemplos de corrupção, desonestidade na administração pública e impunidade, o que mostra que a temática continua atual. Este pode ser um bom momento para a discussão do tema política e cidadania. É possível propor uma pesquisa e mesmo um debate entre os alunos a respeito de casos contemporâneos de corrupção e impunidade. Seria interessante aproveitar as ideias trabalhadas por Vieira e propor um contraponto entre os crimes ditos comuns, que recebem punição, e os chamados crimes" do colarinho branco", em que casos de impunidade são muito mais comuns, e discutir sobre as causas que levam a essa situação. 

2.
a) Ambos seriam capazes de impedir a corrupção. 

b) Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra não se deixa salgar; ou os pregadores não pregam a verdadeira doutrina, ou os ouvintes não querem receber a doutrina que lhes dão; ou é porque os pregadores dizem uma cousa e fazem outra, ou os ouvintes querem antes imitar o que os sacerdotes fazem e não fazer o que eles dizem, ou os pregadores pregam a si, a suas ideias, e não as ideias de Cristo; ou os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. 

c) Assim como Santo Antônio, Vieira não desiste de pregar a palavra de Cristo, embora nem todos o ouçam e sigam a doutrina =, mudando de púlpito e de auditório, ou seja, pregando não mais na igreja e para seus fiéis, pregando a outros em outras condições, mas sem desistir de pregar a palavra de Deus. 

d) A frase de Vieira é uma crítica indireta à sua audiência. Ele afirma que prefere pregar como Santo Antônio, ou seja, à maneira dele, sem desistir da doutrina que considera correta, fiel ao Evangelho, mesmo que seu público não absorva suas palavras, a pregar de Santo Antônio, ou seja, falar sobre a vida do santo, sem questionar os procedimentos de seus fiéis, num sermão menos crítico. 

e) Os peixes seriam aqueles ques ainda estariam dispostos a ouvir as palavras de Deus. Num recurso retórico, Vieira afirma que falará aos" peixes" apenas, mas seu sermão se direciona a todos os fiéis que estão presentes. Eles deveriam se arrepender de seu comportamento e voltar-se à doutrina cristã. 

3. 

a) "Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa (em que o trigo caiu) representam os diferentes corações dos homens." Nesse período, são "lançados" os elementos. Na "recolha ", eles são retomados um a um para que sejam comparados aos diversos "corações" ou tipos de homens que, conforme sua natureza, receberam de forma diferente a palavra de Deus, representada pela metáfora do trigo. Os espinhos são os homens que se preocupam com seus próprios interesses materiais e são egoístas; as pedras representam os homens insensíveis, duros de coração; os caminhos são os homens insatisfeitos e intranquilos com o fluxo do tempo e das coisas da vida; a terra boa são os homens que aceitam a palavra de Deus. 

b) Na alegoria do Padre Antônio Vieira, a metáfora que sustenta todo o desenvolvimento do trecho e as demais comparações é a extraída do texto bíblico e usada como epígrafe do sermão: "Semen est verbum Dei" - "a palavra de Deus é semente".