6 de abril de 2019

REALISMO e NATURALISMO exercícios (gabarito)


2. Na obra Memórias póstumas de Brás Cubas, o foco narrativo é de primeira pessoa, o que comprovam os verbos: "perguntou-me'; "interrompeu-me'; "distrair-me': O defunto-autor, com o devido grau de distanciamento que essa condição lhe garante, relata de maneira reflexiva fatos ligados à sua existência, como se pode notar no fragmento: "Estou envergonhado, aborrecido. Tantos sonhos, meu caro Borba, tantos sonhos, e não sou nada".

3. A razão doutrinária está ligada à teoria formulada pelo personagem Quincas Borba: "Desde que Humanitas (...) é o princípio da vida e reside em toda a parte, existe também no cão, e este pode assim receber um nome de gente, seja cristão ou muçulmano'". Dessa forma, quando Quincas Borba dá seu nome ao animal, reforça o caráter universal de Humanitas, o que justifica tratar o cachorro como um igual a ele.

4. A

5. 

6. D

7. B

8. D

9. A

10. A

11. D

12. A

13. D

14. C

15. D

16. A

17. D

18. B