6 de abril de 2019

Sujeito e predicado - ensino médio - exercícios (gabarito)


Clique aqui para acessar os EXERCÍCIOS deste gabarito

GABARITO

1. A esposa utiliza, nos dois casos, uma oração constituída pelo verbo cortar, flexionado na 3' pessoa do plural: "cortaram". 

a) Não. Nas duas ocorrências da oração "Cortaram", não é possível identificar o termo a que o verbo se refere, ou seja, não sabemos quem é o agente da ação expressa. 
b) O sujeito da oração classifica-se como indeterminado porque, nas duas ocorrências de "Cortaram", não é possível identificar um referente explícito na oração ou no contexto do enunciado 
para a forma verbal flexionada na terceira pessoa do plural.

2. Alternativa d. O sujeito posposto é o da primeira oração: "as 12 imagens dos cartazes da Olimpíada de Londres de 2012".

3.
a) Sujeito simples: Iracema.
b) Sujeito simples: o pé grácil e nu.
c) Sujeito simples: a sombra da oiticica.
d) Sujeito simples, oculto: a graciosa ará.
e) Sujeito composto: ignotas armas e tecidos ignotos.
f) Sujeito simples: quem. Sujeito simples e oculto: tu.

4. Alternativa b.

5.
a) Predicado verbal. O verbo nocional estar tem sentido de estar presente.
b) Predicado nominal. Estar é verbo relacional.
c) Predicado verbal. Retomaram é verbo nocional.
d) Predicado verbo-nominal. Verbo nocional retomar;predicado com dois núcleos (nominal e verbal).
e) Predicado verbo-nominal. Verbo nocional descer; predicado com dois núcleos (nominal e verbal).
f) Predicado verbal. Verbo nocional; descer núcleo verbal. 

6. Segundo Calvin, a caracterização estereotipada apresenta as mulheres como "choronas, indecisas, megeras, reclamonas e peruas!"; os homens "são imbecis, confusos, bêbados, glutões e preguiçosos!"; "Todo mundo é incompetente, não apreciado e fracassado!"; "Todas as crianças são moleques irritantes". 

a) Calvin, para demonstrar ao pai a apresentação estereotipada das personagens em quadrinhos, usa estruturas sintáticas constituídas por predicados nominais
b) Como se trata de demonstrar a caracterização negativa das personagens nessas histórias, os predicados nominais, que têm como núcleo um predicativo do sujeito, favorecem a atribuição de características estereotipadas aos sujeitos a que se referem (no caso: mulheres, homens, crianças). 

7.
a) apreciava: VTD; um selo raro: OD
b) parecia: VL
c) tinha: VTD; essa liberdade: OD / dependiam: VTI; dela: OI
d) almoçavam: VI / vestiam:VTD;  a melhor roupa: OD
e) parecia: VL
f) usavam: VTD; um fato de linho e uma gravatinha-borboleta: OD
g) serviam: VTDI; guaraná e biscoitos de castanha: OD; aos convidados: OI
h) estavam: VL; ansiosos: PS
i) chegou: VI / trazia: VTD; o projetor e o rolo do filme OD

8. Os enunciados fazem referência a falhas e a decisões equivocadas de jogadores, técnicos e dirigentes de futebol.
Zagueiros ("Zagueiros furam a bola."; "Zagueiros fazem faltas bobas perto da área."; "Zagueiros amarelam."; "Zagueiros não marcam"); laterais ("Laterais levam bola nas costas."; "Laterais não fazem a cobertura."); técnicos ("Técnicos mandam [o time recuar)"; "Técnicos tiram o craque do time."); artilheiros ("Artilheiros chutam pênaltis para fora."); armadores ("Armadores erram passes de cinco metros."); atacantes ("Atacantes tropeçam na hora H."; "Atacantes querem dar um drible a mais."; "Atacantes perdem gols feitos."); craques ("Craques jogam de salto alto."); dirigentes ("Dirigentes contratam um perna de pau."); goleiros ("Goleiros não saem [para cortar cruzamento]."; "Goleiros levam frango."); meios-campistas ("Meios-campistas se escondem em campo.").


9.
a) O enunciado faz referência ao fato de que, em jogos de futebol, é frequente torcedores, jogadores e dirigentes atribuírem ao árbitro a responsabilidade por uma derrota ou criticarem de modo veemente suas decisões enquanto dirige a partida. 

b) Os enunciados têm por objetivo demonstrar que diferentes sujeitos/agentes (zagueiros, laterais, técnicos, artilheiros, etc.) são responsáveis por muitas das falhas e decisões equivocadas que determinam o resultado das partidas de futebol. Por isso, o anúncio conclui que "Não é justo o árbitro levar sempre a culpa". 

10. O anúncio é uma homenagem do Caderno de Esportes a um jornal de circulação nacional às mães, no dia a elas dedicado. 
> O anúncio explora o fato de ser muito comum que os xingamentos dirigidos aos juízes de futebol façam uma referência pejorativa às suas mães. Como o objetivo do anúncio é prestar uma homenagem às mães, o texto pede que, nesse dia especial, a mãe do juiz seja poupada.

11.
a) A temperatura está alta. / O dia está quente.
b) Pancadas de chuva cairão no fim do dia.
c) A chuva cai desde cedo.
d) A noite caiu.
e) Existem muitas pessoas na sala.