25 de julho de 2019

Acentuação gráfica: exercícios com respostas 7ºano


A pianista 
No palco, uma famosa pianista dá início ao seu concerto. 
Um homem entra atrasado no auditório, procura seu lugar e senta-se. 
Depois de alguns minutos, ele pergunta baixinho ao rapaz que está sentado ao seu lado: 
— Você conhece música? 
— Mais ou menos - responde ele. 
— O que ela está tocando? 
— Piano. 

** Nesta anedota, o humor nasce de uma brincadeira de linguagem pelo duplo sentido da pergunta "O que ela está tocando?".

A importância da acentuação gráfica 

Na leitura do texto, você reparou que algumas palavras são acentuadas graficamente, como início, auditório, música, você. 
A acentuação gráfica é usada para nos orientar sobre a pronúncia correta das palavras. Ela serve também para deixar mais claro o sentido de uma palavra. É o caso, por exemplo, da palavra início. Observe, por exemplo, esta frase: 

Eu inicio meu trabalho logo no início da manhã. 

Note que a única diferença entre as palavras inicio e início é o acento agudo. Se não houvesse essa diferença, o leitor poderia se confundir quanto ao sentido dessas palavras e não entender a frase. 

Veja outro exemplo: 
Esta mulher está tocando piano. 

Nesse caso, é novamente o acento agudo que marca a diferença de pronúncia e de sentido entre esta e está. 

Acentuação das oxítonas 

São acentuadas as palavras oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em(ens) e nos ditongos abertos éu(s), éi(s), ói(s). 

sofá - sofás 
café - cafés 
você -vocês 
avó - avós 
avô - avôs 
armazém - armazéns 
chapéu - chapéus 
herói - heróis 
anel- anéis 

** Os ditongos eu(s), ei(s) e oi(s) podem ser abertos ou fechados: 
seu (fechado), 
céu (aberto), 
aveia (fechado), 
geleia (aberto), 
pois (fechado), 
anzóis (aberto). 

EXERCÍCIOS

1. Nas frases abaixo, há palavras oxítonas que devem ser acentuadas. Acentue-as. 

a) Hoje, ninguem telefonou para voce. 
b) Não sei onde esta o meu bone. 
c) Em maio, elas compraram alguns maios nessa loja. 
d) O pequeno gamba se escondeu no fundo do armazem. 
e) Ele tomou guarana, mas eu quis um suco de caju. 
f) O rodape da sala esta pintado. 
g) O Ceara e o Para são dois estados brasileiros. 
h) Parabens! Voces venceram o torneio de futebol. 
i) Comi uns pasteis deliciosos na festa. 
j) Alguem tocou a campainha da porta. 
k) Eles são torcedores fieis desse time. 
i) O bandido tentou pegar o homem como refem, mas não conseguiu. 
m) Ele mora na cidade de Niteroi.

Observe a diferença entre o singular e o plural desta palavra: 

freguês
com acento no singular

fregueses
sem acento no plural

2. Agora, acentue as palavras abaixo quando necessário. 

a) portugueses
b) japones
c) holandes
d) ingleses
e) chines
f) portugues
g) japoneses
h) irlandeses
i) holandeses
j) franceses
k) escoceses
l) dinamarqueses
m) irlandes
n) ingles
o) escoces
p) frances
q) chineses
l) finlandeses

Acentuação das monossílabas

As palavras monossílabas tônicas terminadas em a(s), e(s) ou o(s) são acentuadas. Se essas vogais forem abertas, levam acento agudo; se forem fechadas, acento circunflexo
Além dessas palavras, devemos acentuar também os monossílabos que apresentam ditongos abertos éu(s), éi(s), ói(s). Por exemplo: 

O avião cruza os céus
Não dói fazer esse curativo. 
Réis é a forma do plural do nome de uma antiga moeda brasileira. 

** Não há nenhum monossílabo com o ditongo éi. E no plural praticamente só existe réis, que é a forma do plural de real, nome de uma antiga moeda usada em Portugal e no Brasil. O nome da moeda atual (real) foi inspirado nessa palavra antiga, mas o plural usado hoje é reais. 

3. Acentue as palavras monossílabas das frases abaixo, quando necessário. 

a) Esse livro está coberto de po. 
b) Tres alunos não fizeram a prova do mes passado. 
c) Sempre que chega da rua, ela da um abraço na mãe. 
d) Quero que você de esse recado ao namorado de sua irmã. 
e) Venha ca, preciso falar com você. 
f) Ele entrou no quarto pe ante pe.
g) Nos vimos um filme em que havia uma rainha ma. 
h) Eles foram Ia embaixo, perto do rio.

Acentuação dos hiatos 

Observe a acentuação das vogais i e u nestas palavras:

sa-í-da
sa-ú-de
pa-ís
ba-ú

As vogais i e u são acentuadas graficamente quando formam hiato com a vogal anterior, desde que estejam sozinhas na sílaba ou acompanhadas da letra s. Elas podem vir no interior ou no final da palavra.

ATENÇÃO!

1. Se a letra i for seguida do dígrafo nh, não deve ser acentuada.
Exemplos:
rainha → ra-i-nha
moinho → mo-i-nho

2. Se antes da letra u houver um ditongo, ela não deverá ser acentuada.
Exemplo: 
feiura → fei-u-ra

4. Complete as lacunas das frases com palavras do quadro. Leia com atenção para ver que palavra combina com cada contexto. Não se esqueça de acentuar corretamente as palavras. 

ciumes - ruinas - ruido - saimos - juizo - saude - heroina 

a) Um _______ estranho vinha da casa em _________.
b) A __________ da história era uma jovem guerreira muito bonita.
c) Eu e meu irmão _________ do cinema e fomos para casa.
d) Você não tem _________? Comer essas coisas faz mal à saúde.
e) Ele tinha __________ da namorada.

5. A pronúncia de um ditongo ou de um hiato pode provocar confusão quanto ao sentido da palavra. Explique a diferença que há entre: 

a) doido/doído doido =
b) pais/país pais =

6. Assinale a única palavra que deve ser acentuada graficamente. 
a) campainha
b) gibi
c) freguesa
d) faisca
e) lagoa

7. Em todas as frases abaixo, há uma palavra que deve ser acentuada graficamente. Assinale-a e, depois, justifique. 

a) Aquela mulher ficou viuva.
b) Comi um sanduiche muito gostoso.
c) Essa fazenda parece um paraiso.
d) Vi lindos girassois no jardim.
e) Todos os hoteis da cidade estão ocupados.
f) Chegou um grupo de turistas suiços e franceses.
g) Essa placa proibe parar o carro nesse ponto da estrada.
h) Durante a brincadeira, alguns meninos escorregaram e cairam.
i) Árvores grandes costumam ter raizes profundas.
j) Quando voltei da escola, ele já tinha saido de casa.