6 de agosto de 2019

Texto Alice no país das maravilhas (gabarito)


Clique aqui para acessar o TEXTO e QUESTÕES deste gabarito.


1. Alice poderia supor que ela não era bem-vinda à mesa, que a lebre de Março e o Chapeleiro não queriam que ela se sentasse com eles. Isso é comprovado pela fala da lebre de Março, que diz não ser muito educado Alice se sentar sem ter sido convidada, e pelo clima hostil que domina a maior parte da conversa. 

2. Porque o comentário do Chapeleiro sobre o cabelo de Alice não tem nenhuma relação com o fato de ela ter se sentado à mesa e porque era de se esperar que o Chapeleiro desse prosseguimento à conversa refutando o comentário feito por Alice. Ela apresentou um argumento para justificar o ato de sentar-se sem ser convidada; seria de se esperar que o Chapeleiro refutasse esse argumento, apresentando um contra-argumento ou mesmo concordando com ela, mas não a desqualificando por um motivo totalmente diverso do assunto discutido. 

3. A julgar pelo tom da conversa até aquele momento, a pergunta do Chapeleiro parece mais uma vez desconsiderar o comentário de Alice. Em vez de rebatê-to, concordar ou pedir desculpas, ele lança uma pergunta totalmente estranha ao tópico da conversa, possivelmente com o objetivo de irritar Alice, deixá-la confusa ou simplesmente mudar de assunto. 

4. Não. Há uma diferença de sentido entre os dois enunciados. No primeiro caso, "dizer o que se pensa" significa ser sincero, expor a sua opinião. No segundo, "pensar o que se diz" tem o sentido de refletir antes de se manifestar, de apresentar uma opinião ponderada. 

5. Em "vejo o que como", a frase denota que o falante é capaz de enxergar aquilo que leva à boca para se alimentar, ou que se alimenta com cuidado. Já em "como o que vejo", o falante come tudo o que vê pela frente. Quanto às frases "aprecio o que tenho" e "tenho o que aprecio", no primeiro caso o falante mostra-se satisfeito com aquilo que tem, dando a entender que há outras coisas que ele aprecia e não possui; no segundo caso, entende-se que o falante tem tudo aquilo que lhe dá satisfação. 

6. Muito provavelmente, a personagem Caxinguelê vive dormindo, portanto não faz diferença dizer que o seu sono é acompanhado da sua respiração ou que, no tempo em que está respirando (portanto, durante toda a sua vida), também está dormindo.