11 de agosto de 2019

Texto com conjunções ou locuções conjuntivas (exercícios)


Sacrifícios pessoais
Nina Lemos

Quais foram os últimos sacrifícios que você fez só para tentar ficar amigo de alguém? Provavelmente, você mentiu um pouquinho sobre o seu gosto musical. Se todo mundo gosta daquela banda, quem sou eu para não gostar? Também deve ter mudado algumas vezes o seu jeito de se vestir. Porque, se você não acompanhar a moda, vai ser chamada de cafona. Existe acusação mais grave?
Não se assuste. Todo mundo, alguns pouco, outros mais, faz esse tipo de coisa. Mas, às vezes, o buraco é mais embaixo. E nós acabamos fazendo coisas que realmente nos machucam só para “pegar bem” com a galera. Não, não tem nada a ver com aquele papo de mãe sobre o problema de andar com más companhias. Segundo os psicanalistas, nós fazemos isso para sermos aceitos. E, mais do que isso, para ter uma imagem boa diante dos outros. Isso porque a gente costuma usar os outros como espelho e, vez ou outra, cai usar os outros como espelho e, vez ou outra, cai no pensamento: “Se eles me acham legal, então eu sou legal”, “se eles me acham péssima, eu sou péssima”. Deu para entender?

LEMOS, Nina. Folha de São Paulo, São Paulo, Folhateen, 13 out. 2013.

Identifique as conjunções ou locuções conjuntivas e explique qual relação de sentido que elas estabelecem entre as diferentes partes do texto.
a) “Se todo mundo gosta daquela banda, quem sou eu para não gostar? Também deve ter mudado algumas vezes o seu jeito de se vestir. Porque, se você não acompanhar a moda, vai ser chamada de cafona.”

b) Isso porque a gente costuma usar os outros como espelho e, vez ou outra, cai usar os outros como espelho e, vez ou outra, cai no pensamento: “Se eles me acham legal, então eu sou legal”, “se eles me acham péssima, eu sou péssima”. Deu para entender?

GABARITO

a) As conjunções são: se, porque, se.
A conjunção “se” estabelece uma relação entre uma condição e uma consequência. No caso, a consequência seria o questionamento pessoal diante da constatação hipotética de todas as pessoas gostarem de uma mesma banda. A progressão do texto é feita pela ilustração de uma possível situação de sacrifício pessoal (mentir sobre o próprio gosto musical).
A conjunção “porque” estabelece um nexo causal entre a condição que será explicitada na sequência e o comportamento identificado na oração anterior (consequência desencadeada pelos riscos de não se atender à condição apresentada).
A condição que o “se” indica é não mudar o jeito de vestir. O não atendimento a essa condição tem uma consequência (ser rotulado de cafona). Essa condição é, na verdade, a razão para alguém vestir-se com roupas que não são do seu agrado. Mais um exemplo de “sacrifício pessoal” para agradar aos outros.

b) As conjunções são: porque, e, se, se.
A conjunção “porque” introduz uma explicação para o fato de desejarmos ser aceitos pelos outros. O texto prossegue com a adição das ações (usar os outros como espelho + cair no pensamento), feita pela conjunção “e”. A conjunção “se” estabelece as duas relações: condição/consequência, explicitando o pensamento referido na oração anterior. É a finalização do texto, porque essas duas estruturas indicam um mesmo tipo de pensamento (sou o fruto do julgamento dos outros).