Texto sobre responsabilidade social (gabarito)


Clique aqui para acessar o texto e questões deste gabarito.


GABARITO

1. Michael Kepp. 

2. O texto está em primeira pessoa. Possibilidades: "eu e outros esperávamos", "nossa liberdade", "na minha frente", "me irritou", "me ultrapassam". "minha viagem" 

3. Sugestões: A: furar fila, ultrapassar pelo acostamento. fazer barulho, "costurar' atrás de ambulâncias. jogar lixo nas calcadas, não recolher da calçada o cocô do cachorro. B: consumir drogas (que são vendidas por meio de uma rede de trafico e violência), roubar "lembrancinhas" de hotel ou de companhia aérea. C: não revelar engano de troco ou dividir o roubo" do dinheiro da passagem com o trocador. pagar propina ou dar "caixinhas" a policia para escapar da punição por delito cometido. D: fazer um trabalho ilegal (fazer monografias no lugar de universitários, que pagam por elas). esconder do comprador o defeito do que está sendo vendido. 

4. Espera-se que o aluno perceba que muitas vezes imitamos outras pessoas praticando os mesmos delitos. 

5. Maré dos maus exemplos, das transgressões leves. 

6. Respostas pessoais.

7. Diz que o vizinho "bem que poderia perder 20 quilos". 
Comentar com os alunos os diferentes sentidos desse trecho do texto. É importante que eles compreendam que ao dizer "a fome também é antiética" o vizinho procura justificar sua atividade ilegal alegando que passar fome também é algo incorreto, inaceitável. Entretanto, se poderia perder 20 quilos, conforme afirma o autor, isso significa que o vizinho está acima do peso e, portanto, não passa fome. 

8. B | C | A