2. O texto está em primeira pessoa. Possibilidades: "eu e outros esperávamos", "nossa liberdade", "na minha frente", "me irritou", "me ultrapassam". "minha viagem"
3. Sugestões: A: furar fila, ultrapassar pelo acostamento. fazer barulho, "costurar' atrás de ambulâncias. jogar lixo nas calcadas, não recolher da calçada o cocô do cachorro. B: consumir drogas (que são vendidas por meio de uma rede de trafico e violência), roubar "lembrancinhas" de hotel ou de companhia aérea. C: não revelar engano de troco ou dividir o roubo" do dinheiro da passagem com o trocador. pagar propina ou dar "caixinhas" a policia para escapar da punição por delito cometido. D: fazer um trabalho ilegal (fazer monografias no lugar de universitários, que pagam por elas). esconder do comprador o defeito do que está sendo vendido.
4. Espera-se que o aluno perceba que muitas vezes imitamos outras pessoas praticando os mesmos delitos.
5. Maré dos maus exemplos, das transgressões leves.
6. Respostas pessoais.
7. Diz que o vizinho "bem que poderia perder 20 quilos".
Comentar com os alunos os diferentes sentidos desse trecho do texto. É importante que eles compreendam que ao dizer "a fome também é antiética" o vizinho procura justificar sua atividade ilegal alegando que passar fome também é algo incorreto, inaceitável. Entretanto, se poderia perder 20 quilos, conforme afirma o autor, isso significa que o vizinho está acima do peso e, portanto, não passa fome.