10 de setembro de 2019

Conto Oscar Wilde - O discípulo - Interpretação - 9ºano


Atividade pronta para baixar e salvar gratuitamente


Atividades para baixar e salvar GRÁTIS


Leia um conto breve do poeta, contista e romancista Oscar Wilde (1854-1900), considerado um dos principais dramaturgos britânicos. 

O discípulo 

Quando Narciso morreu o lago de seu prazer mudou de uma taça de águas doces para uma taça de lágrimas salgadas, e as oréades vieram chorando pela mata com a esperança de cantar e dar conforto ao lago. 
E quando elas viram que o lago havia mudado de uma taça de águas doces para uma taça de lágrimas salgadas, elas soltaram as verdes tranças de seus cabelos e clamaram, "Nós entendemos você chorar assim por Narciso, tão belo ele era." 
"E Narciso era belo?", disse o lago. 
"Quem pode sabê-lo melhor que você?", responderam as oréades. "Por nós ele mal passava, mas você ele procurava, e deitava em suas margens e olhava para você, e no espelho de suas águas ele refletia sua própria beleza."
E o lago respondeu, "Mas eu amava Narciso porque, quando ele deitava em minhas margens e olhava para mim, no espelho de seus olhos eu via minha própria beleza refletida."

OSCAR WILDE. Poemas em prosa.

GLOSSÁRIO
Oréades: ninfas.

QUESTÕES

1. Que hipótese as oréades tinham para explicar a tristeza do lago? 

2. O que de fato ocorria?

3. Por que, nesse conto, o próprio lago se torna um "Narciso"? 

4. A palavra discípulo significa "aprendiz", "aluno". Quem seria o "discípulo" mencionado no título do poema? Por quê? 

GABARITO