5 de outubro de 2019

Exercícios de análise sintática resolvidos


Leia: Análise sintática - período simples (exemplos)

1. "Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor." (Cecília Meireles)
Período composto por coordenação; são duas orações independentes coordenadas entre si, a primeira assindética, a segunda sindética (está introduzida pela conjunção e), ambas aditivas. - O sujeito das duas orações, elíptico, é o pronome eu, facilmente reconhecível pelas formas verbais de primeira pessoa, abro e encontro. Ambos os verbos são transitivos diretos; o objeto direto do primeiro é a janela, e do segundo o jasmineiro em flor; às vezes é adjunto adverbial de tempo; em flor é adjunto adnominal do núcleo jasmineiro.

2. "À sombra da árvore, numa esteira, passava quase todo o dia sentada uma mulher, cercada de crianças." (Cecília Meireles)
Período simples, oração absoluta. - Sujeito simples: uma mulher. - Predicado: todo o resto; é verbo-nominal e tem como núcleos o verbo transitivo direto passava e os adjetivos verbais sentada e cercada; objeto direto de passava: quase todo o dia; núcleo: dia; adjuntos adnominais: o e todo (modificado pelo adjunto adverbial quase, de limitação). - À sombra da árvore é adjunto adverbial de lugar onde; a e da árvore são adjuntos adnominais do núcleo sombra; a preposição a, em crase com o artigo a, é conectivo, e exprime lugar onde; numa esteira também é adjunto adverbial de lugar onde; uma é adjunto adnominal do núcleo esteira; a preposição em (reduzida a n na contração numa) é conectivo, e exprime lugar onde; sentada e cercada de crianças são predicativos referentes ao núcleo do sujeito mulher; o segundo tem como núcleo o adjetivo verbal (particípio) cercada; de crianças tem a função de agente da passiva do particípio cercada.

3. "Eu me sinto completamente feliz." (Cecília Meireles)
Período simples, oração absoluta. - Sujeito simples.: eu. - Predicado (verbo-nominal): me sinto completamente feliz; núcleos: sinto, verbo transitivo direto na voz reflexiva, e feliz, predicativo do sujeito eu; me é objeto direto reflexivo.

4. "Mal colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal."(Fernando Sabino)
Período composto por subordinação - Oração principal: o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala; orações subordinadas adverbiais de tempo: mal colocou o papel na máquina e fazendo um barulho infernal (reduzida de gerúndio = enquanto fazia .... ). - O predicado da oração principal tem como núcleo o verbo empurrar, determinado pelo auxiliar começou a. O sujeito da primeira oração subordinada é ele, elíptico; também na segunda oração subordinada se subentende o sujeito ele, referente a menino. - A análise e classificação dos demais termos não oferece qualquer dificuldade.

5. "Estou numa esquina de Copacabana, são duas horas da madrugada." (Fernando Sabino)
Período composto por coordenação. Ambas as orações são independentes, assindéticas aditivas. - O sujeito da primeira. elíptico, implícito na desinência verbal de estou, é o pronome eu; a segunda oração não tem sujeito (= sujeito zero); duas horas da madrugada é predicativo. - O verbo estar é transitivo adverbial, e tem como complemento adverbial de lugar numa esquina de Copacabana; de Copacabana, e da madrugada são adjuntos adnominais. - (Nas orações impessoais pode haver um predicativo sem referência a um sujeito.)

6. "O céu estava azul, a paisagem estendia-se imensa e tranquila." (Cecília Meireles)
Período composto por coordenação, com duas orações independentes coordenadas entre si, assindéticas aditivas. - A primeira tem predicado nominal (núcleo: azul, predicativo do sujeito o céu); na segunda, o predicado é verbo-nominal (núcleos: estendia, verbo transitivo direto na voz reflexiva; imensa e tranquila são predicativos referentes ao sujeito a paisagem; se é objeto direto reflexivo.

7. "Ó nuvens prodigiosas, criaturas efêmeras que estais tão alto e não pretendeis nada, e sois capazes de escurecer o sol e de fazer frutificar a terra, e não tendes vaidade nenhuma nem apego a esses acasos!" (Cecília Meireles)
Período composto por subordinação e coordenação, contém orações complexas. - O vocativo Ó nuvens prodigiosas tem como aposto criaturas efêmeras, a que estão subordinadas quatro orações adjetivas: que estais tão alto, e [que] não pretendeis nada, e [que] sois capazes .... e [que] não tendes vaidade nenhuma nem apego a esses acasos, coordenadas entre si, numa coordenação aditiva (conjunções e e nem). A oração subordinada adjetiva e [que] sois capazes de escurecer o sol e de fazer frutificar a terra é complexa, porquanto vários dos seus termos integrantes são por sua vez orações subordinadas: 1) de escurecer o sol,  e 2) e de fazer frutificar a terra são completivas nominais de capazes e estão coordenadas entre si por meio da conjunção aditiva e; a segunda, de fazer frutificar a terra é também complexa, já que o objeto direto de fazer é uma oração subordinada (frutificar a terra).