25 de março de 2020

Interpretação 9ºano - A irreparável perda do Museu Nacional - Gênero carta aberta (argumentação)


Atividade pronta para baixar e salvar


Mais atividades prontas para baixar GRÁTIS


No dia 3 de setembro de 2018, incendiou-se o Museu Nacional, que comportava o maior acervo científico do Brasil. Dentre as reações ao incêndio, houve a divulgação de uma carta aberta assinada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em nome de seu presidente, endereçada ao conjunto da sociedade brasileira. 

A seguir, leia, com atenção, um trecho dessa carta e responda às questões de 1 a 5.

**Gabarito no final**

A irreparável perda do Museu Nacional – Carta aberta do Instituto de Arquitetos do Brasil

[...]
A destruição do Museu Nacional, no ano em que completa 200 anos de fundação e 80 anos de tombamento, é resultado da expressiva redução, observada nos últimos anos, nos investimentos em cultura, educação e ciência. Os problemas decorrentes da escassez de recursos para sua manutenção eram amplamente conhecidos, tendo sido objeto, nos últimos anos, de diversas matérias publicadas pela imprensa nacional. Um orçamento de menos de 14 mil reais mensais para a manutenção de um equipamento dessa importância é representativo da ausência de compreensão da sua importância para a história, a cultura e as ciências brasileiras. Demonstra ainda a escassa aplicação de recursos no custeio das políticas culturais e científicas, um cenário que tende a se agravar com medidas de austeridade que congelam investimentos nestes setores pelas próximas décadas.
[...]
Apesar da existência, há 81 anos, de instituições e leis voltadas à preservação do patrimônio cultural nacional, a efetiva salvaguarda dos nossos bens culturais esteve sempre limitada pelos reduzidos recursos humanos e econômicos destinados a essas ações. O Museu Nacional, por exemplo, não dispunha das instalações necessárias para prevenir e combater incêndios, que certamente teriam levado o recente incidente a um outro desfecho, menos traumático.
Frente à perda do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, o IAB conclama a sociedade e as instituições preocupadas com a preservação da nossa cultura e da nossa memória a exigir da Presidência da República e do Congresso Nacional a imediata criação de um fundo permanente, gerido pelo IPHAN e pelo IBRAM, que garanta a manutenção dos museus nacionais e a preservação do nosso patrimônio cultural, independentemente dos interesses políticos de cada momento.
[...]

ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de. A irreparável perda do Museu Nacional. 3 de set. 2018.

GLOSSÁRIO
Medidas de austeridade: medidas de contenção de gastos governamentais.
Salvaguarda: proteção.
IPHAN: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; IBRAM: Instituto Brasileiro de Museus.

Questão 1
A carta aberta do IAB é argumentativa, ou seja, há uma tomada de posição acerca de um tema relevante e dispõem-se argumentos que proveem essa posição. Identifique a tese assumida nessa carta.

Questão 2
No primeiro parágrafo do excerto, é feita uma menção à publicação de “diversas matérias [...] pela imprensa nacional”. Explique a função dessa afirmação, explicitando a relação que se estabelece entre ela e a tese defendida no texto.

Questão 3
No segundo parágrafo do excerto, o autor faz referência à falta de instalações necessárias para prevenir e combater incêndios e emprega essa informação como um argumento por exemplificação, mas o argumento falha em cumprir sua função. Explique essa afirmação.

Questão 4
Sobre o contexto de produção dessa carta aberta e seus objetivos, assinale a alternativa correta.
a) Como cartas abertas em geral, essa tem como objetivo denunciar uma situação problemática; nesse caso, a situação do Museu Nacional.
b) Pode-se dizer que essa carta se origina de um evento trágico, mas não se limita à sua denúncia, uma vez que pretende sensibilizar a população acerca da situação de outros museus.
c) Pode-se dizer que o objetivo dessa carta é mobilizar a população para que cobre do governo medidas capazes de assegurar a preservação do restante do patrimônio histórico do país.
d) Essa carta tem como objetivo garantir do governo o provimento dos 14 mil reais necessários para manutenção do Museu Nacional.

Questão 5
Identifique a medida proposta pela carta e explique de que forma ela se relaciona à argumentação construída.

Gabarito