Plano de aula português 9ºano BNCC (EF89LP33) Minicontos

INTRODUÇÃO

Estea sequência didática objetiva a prática de leitura de minicontos, gênero contemporâneo, de leitura rápida e instigante, que se expande e ganha força. O miniconto é um texto curto; minimalista, com narrativas repletas de significados, que sugerem diferentes possibilidades de leituras. São textos interessantes e desafiadores, que exigem um leitor mais reflexivo, crítico e atento.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

• Conhecer o gênero miniconto dentro do seu contexto de produção, identificando as principais características do gênero.

• Ler e compreender minicontos, selecionando estratégias e procedimentos de leitura adequados aos objetivos do gênero.

COMPETÊNCIAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

Linguagens 5 Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artísticocultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

Linguagens 6 Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

Língua Portuguesa 9 Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.

Língua Portuguesa 10 Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

OBJETO DE CONHECIMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA | APRECIAÇÃO E RÉPLICA

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

DURAÇÃO: 4 aulas

PREPARAÇÃO
Nesta sequência didática, os alunos realizarão atividades coletivas, em duplas ou em trios, portanto, a disposição das carteiras na sala de aula vai variar conforme a necessidade.

RECURSOS E MATERIAIS
Minicontos pré-selecionados.

DESENVOLVIMENTO

1ª AULA
Preparação:
Atividade coletiva para apresentar o gênero e verificar os conhecimentos prévios dos alunos.
Providenciar exemplares de minicontros (transcritos em cartazes, projetados ou fotocopiados).

Atividade 1:
Para iniciar, explique aos alunos que eles lerão minicontos e, para isso, começarão fazendo uma atividade para ativar e verificar o conhecimento que eles já têm sobre o assunto. Em seguida, apresente os minicontos.

Peça a alguns alunos que leiam os textos em voz alta. A partir da apresentação dos textos, realize um levantamento do conhecimento prévio que eles têm, perguntando o que puderam observar. Seguem algumas sugestões de abordagem:

• Visualmente, o que chama atenção?

• Qual é a diferença entre conto e miniconto?

• Como reconhecer um miniconto?

• Vocês têm ideia de onde esse tipo de texto é publicado?

• Após a leitura, os textos provocaram algum efeito, por exemplo: medo, estranhamento, compaixão, raiva, etc.? Quais efeitos o texto provocou em vocês?

• Os textos lidos possuem personagem? Tempo? Espaço? Enredo?

• Esse gênero provoca no leitor a abertura para algumas leituras. Quais são as possibilidades de leitura desses textos?

• Vocês já leram outros minicontos?

Espera-se que os alunos informem se já tiveram contato com minicontos, onde são publicados, que são muito curtos e que provocam algumas sensações no leitor. Ouvir as interpretações dos alunos é interessante, pois reforça a ideia de abertura, uma característica do gênero.

Aproveite para fazer uma sondagem sobre o nível de conhecimento que eles têm sobre a estrutura da narrativa. É possível verificar se conseguem localizar: personagem, tempo, espaço e enredo.

Atividade 2:
Em seguida, proponha uma ampliação do conhecimento sobre o assunto. Esclareça que o miniconto é um tipo de texto contemporâneo, geralmente de temática urbana, que se propõe a contar um recorte de uma história como um registro fotográfico (como uma fotografia), logo o leitor tem, explícito, um número limitado de informações; o que está subentendido cabe ao leitor interativamente desvendar. Encerre dizendo que novas formas de descrever e narrar, ainda mais breves, vêm ganhando espaço, pois atendem as demandas das redes sociais que exigem limites de caracteres bem reduzidos. Comente que alguns escritores de ficção contemporâneos se adaptaram ao desafio. Questione-os verificando se eles conhecem alguns dos autores.

Mencione que o resultado é: quanto menor o espaço, mais direta é a narrativa. Amplie, explicando que a esse gênero literário também são dados os nomes microconto e nanoconto. 

2ª AULA
Preparação:
Atividade para leitura coletiva e compartilhada de um miniconto, discutindo-se como ela deve ser feita. Organize as carteiras em semicírculo. Prepare-se para a análise com o texto de Soaroir, indicado nas referências bibliográficas.

Atividade 1:
Para iniciar, convide os alunos a ler o miniconto de Augusto Monterroso, um dos maiores escritores do gênero. Nascido em Honduras, o autor naturalizou-se guatemalteco e escreveu um dos menores contos do mundo:

• MONTERROSO, A. O dinossauro. In: Digestivo Cultural. Disponível em: <https://bit.ly/2OZL16S>.

Trata-se de um texto muito conciso, premiado, estudado, citado, resenhado e parodiado; e que, apesar de ter apenas sete palavras, produz muitos significados, pois permite ao leitor várias possibilidades de leitura. Ganhou vários prêmios e uma quantidade imensa de interpretações.

Em um primeiro momento, proponha uma leitura individual e silenciosa do texto. Em seguida, uma leitura coletiva e compartilhada. Promova uma postura dialógica e crítica em relação à leitura. Sugira a troca de impressões para que haja um confronto de interpretações e apreciações. Verifique as dúvidas de vocabulário dos alunos, auxiliando-os a buscar no coletivo, ou seja, com a ajuda dos colegas, o significado dentro do contexto das palavras que geram dúvidas.

Atividade 2:
Abra um espaço para que os alunos possam manifestar suas impressões. Aprofunde a discussão e, em seguida, questione-os:

• O que significa, dentro do contexto do texto, as palavras DINOSSAURO e ACORDOU?

• Qual palavra marca o tempo?

• Qual palavra marca o espaço?

• Há personagem?

• É possível identificar o foco narrativo?

• O enredo dá sequência à história e é em torno dele que se desenvolvem todos os acontecimentos de uma narrativa. É possível identificar um acontecimento nesse conto? O que acontece?

Espera-se que os alunos identifiquem que se trata de uma narrativa curta, porém que consegue nos comunicar uma história, pois contém os elementos básicos da narrativa. O tema da história é aberto, estruturado na informação mínima: que algo ainda estava lá quando o sujeito acordou. Assim, essa possibilidade de leituras sugere a história, mas não conta. Por exemplo: o dinossauro poderia ser desde um brinquedo até um problema, um grande desafio, ou algo ultrapassado, antigo.

3ª AULA
Preparação:
Atividade coletiva para análise do miniconto. Organize novamente as carteiras em semicírculo.

Atividade 1:
Explique aos alunos que, nesta aula, eles irão reler o miniconto da aula passada, porém de outra forma, observando algumas características bem específicas desse gênero. Faça uma breve retomada das aulas anteriores e, para finalizar esse primeiro momento, pergunte:

• As frases do texto estão invertidas. Como esse período ficaria se obedecesse a uma ordem sintática?

• Por que o autor usou esse recurso? Qual o efeito de sentido pretendido com essa inversão?

• Observe as duas ordens de escrita: a ordem invertida e a reversa. Há diferenças na construção de sentido?

Espera-se que os alunos consigam identificar e reorganizar a ordem das frases. Num segundo momento, espera-se que indiquem a inversão como uma tentativa de ênfase (destaque) para aquela informação invertida. A ação de acordar para algo é mais significativa do que encontrar algo que está ali no mesmo lugar.

Até o fato de mudar a frase de posição sugere uma mudança, um movimento, uma quebra de linearidade diretamente ligada ao ato de acordar para algo. Assim, a mudança na ordem das frases promove diferenças significativas de sentido. Essa inversão tem um nome, chama-se hipérbato. É uma figura de sintaxe cuja estratégia é justamente inverter a ordem das frases com o intuito de destacar alguma informação.

Atividade 2:
Em seguida, proponha a análise de outras características. Diga a eles que esse tipo de texto têm cinco características bem marcantes: concisão, narratividade, efeito, abertura e exatidão. Explique, brevemente, cada elemento:

• Concisão: está no ato de escolher as palavras certas para contar o que se quer, usando pouquíssimas palavras. Por exemplo: em O dinossauro foram utilizadas apenas sete.

• Narratividade: contar uma história de modo claro, não há necessidade de ter a estrutura: começo, meio, fim. Porém, o que vai exigir do escritor é a habilidade de deixar lacunas para que o leitor possa imaginar novas possibilidades de leitura.

• Efeito: quando o texto consegue provocar algo no leitor, por exemplo: medo, estranhamento, compaixão, raiva, etc.

• Abertura: é a possibilidade de leituras e inferências que o texto provoca no leitor.

• Exatidão: é a perfeita seleção de palavras, das estratégias no nível figurativo, da escolha da pontuação para criar o efeito desejado no leitor.

Peça aos alunos que anotem no caderno e que apresentem alguns exemplos, como: no enredo, a história já começa no meio da cena. O desfecho não está claro, pois a história acaba de modo impreciso, no meio da história. Sobre o personagem, geralmente, não se tem muitas informações, por se tratar de um miniconto.

Fica a critério da imaginação e do repertório dos leitores. O espaço: marca um não lugar impreciso que gera ambiguidade, pois tanto pode estar perto e ser de conhecimento do leitor, como pode estar longe; cabendo ao leitor decidir onde é esse lá, por exemplo. O tempo também não é bem marcado. Todos esses “espaços em branco” convidam o leitor a entrar na história e a “completá-la”.

4ª AULA
Preparação:
As atividades tem como objetivo a leitura de outros minicontos. Organize-os em duplas ou trios e oriente-os na pesquisa, seja ela realizada na bilbioteca ou na internet. 

Atividade 1:
Oriente-os nas leituras e no compartilhamento dos textos selecionados. É importante discutir os temas que serão abordados, já que o miniconto trabalha com uma vastidão de temáticas urbanas, o que engloba tipos e níveis diversificados de violência. Por isso, contribua para com a pesquisa, sugerindo minicontos e nomes de autores. A partir de um quadro interpretativo, baseado na análise realizada nas aulas anteriores, peça às duplas ou aos trios que selecionem pelo menos dois ou três minicontos e realizem a análise, cuja síntese deve ser entregue por escrito, para que, ao final, seja verificada a apreensão de conhecimentos dos alunos.

Atividade 2:
Neste momento, proponha aos alunos que socializem as leituras escolhidas e as análises realizadas. A dinâmica para realização da atividade deve ser a leitura em voz alta dos minicontos, seguida da leitura da síntese. Peça aos alunos leiam em voz alta, verificando o ritmo e a entonação de voz, de modo que todos ouçam as leituras.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Organize os alunos em grupos. Eles devem pesquisar a vida e a obra de Augusto Monterosso. Cada grupo deve selecionar um miniconto do autor e apresentar uma análise. Incentive-os a realizar outras leituras de minicontos para ampliação de repertório.

SUGESTÕES DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM

A avaliação do processo de aprendizagem pode ser realizada por meio das atividades propostas nesta sequência didática, e deve considerar o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos. Para avaliar, retome as anotações iniciais sobre miniconto e proponha uma discussão final sobre o tema. Pergunte quem gostou ou não gostou de ler minicontos e por quê. Espera-se que os alunos sejam capazes de discorrer suas impressões sobre as leituras e pelo menos algumas características do gênero. Posteriormente, almeja-se que eles consigam refletir sobre o valor cultural do miniconto e reconhecê-lo como meio de expressão literária, identificando o seu impacto no campo da literatura. Ao retomar a estrutura do gênero é importante convidar os alunos a relacioná-lo com outros gêneros literários parecidos em algum elemento composicional que eles se lembrem de ter visto.

QUESTÕES

• Os alunos são capazes de reconhecer o miniconto como texto narrativo?

• Eles reconhecem os elementos básicos da estrutura narrativa presentes no gênero?

• São capazes de identificar os minicontos como narração que se utiliza de poucas palavras, mas que

apresenta uma ideia complexa e deixa o leitor com a tarefa de "preencher" as elipses narrativas?

REFERÊNCIAS

MONTERROSO, A. O dinossauro. In: Digestivo Cultural. Disponível em: <https://bit.ly/2OZL16S>. 

SPALDING, M. Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século e a Reinvenção do Miniconto na Literatura

Brasileira Contemporânea. Porto Alegre, 2008. Dissertação (Mestrado em Letras), Instituto de Letras,

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Disponível em: <https://bit.ly/2Bskwn0>.

SOAROIR M. de C. O dinossauro. Disponível em: <https://bit.ly/2R7UHhf>. 

Comentários